Home > Saúde > Xô, pragas!
Saúde

Xô, pragas!

A estação mais quente do ano é a preferida dos insetos. Por isso, separamos algumas dicas de como controlar as pragas urbanas

14.03.2017 - Por Bayer Jovens

O verão é conhecido por ser a estação mais quente do ano, convidando as pessoas às praias até o fim da noite. Porém, também é a época preferida para os insetos “fazerem a festa” devido às altas temperaturas e à alta umidade.

Acontece que os dias quentes e chuvosos da estação oferecem condições extremamente favoráveis para a proliferação de insetos. O ambiente é ainda mais propício em centros urbanos, onde há acúmulo de lixo, entulhos, presença de terrenos baldios e estruturas residenciais.

Bióloga e Doutora em Zoologia, Maria Fernanda Zarzuela, analista de suporte técnico na Bayer CropScience, explica que a preocupação das epidemias está relacionada às doenças que os insetos transmitem, e não apenas à infestação deles propriamente dita.

“Recentemente, foram descobertas novas doenças como Zika e Chikungunya, além da já conhecida Dengue, que são transmitidas pelos mosquitos, associadas a graves consequências em bebês durante a gestação e até mesmo em adultos ao longo de toda a vida. Por isso, as atenções sobre esse assunto estão aumentadas. Há anos estamos lidando com a falta de conhecimento e de ação em relação à eliminação de criadouros de mosquitos e de outras pragas”, afirma Maria Fernanda.

Apesar de ser comum questionar: “Como não existe um único inseticida para nos livrarmos de vez de todas as pragas, ao invés de ser preciso comprar diferentes produtos?”, Maria Fernanda alerta que, definitivamente, isso não é possível. “Baratas, mosquitos, formigas, cupins, pulgas etc. são insetos diferentes, com comportamentos distintos, preferências alimentares particulares e locais de esconderijos específicos. Não há como formular um produto milagroso que controle todas as pragas. As formulações dos produtos são específicas para cada espécie e as formas de aplicação também”, diz a especialista.

Se isso parece assustador, pode relaxar, pois separamos algumas dicas certeiras para o controle de pragas. Ainda que o verão termine neste mês, é preciso ficar atento durante todo o ano, especialmente quando chove. Por isso, fique ligado!

  • Observe sua casa, ambiente de trabalho e lugares aonde passa para verificar se há algum possível criadouro de mosquitos. Nossa missão é eliminar os depósitos de pragas e conscientizar os demais a fazerem o mesmo em seus ambientes;
  • Casa limpa e organizada evita a presença de baratas;
  • Guarde os alimentos de forma adequada;
  • Não acumule lixo por muito tempo;
  • Use telas em janelas e instale ralos com sistema abre-fecha;
  • É possível encontrar em mercados produtos tipo gel, líquido ou pó para aplicação nos lares de forma preventiva e curativa. Mas lembre-se: existem soluções específicas para diferentes tipos de insetos;
  • Acima de tudo, não esqueça que preservar o meio ambiente é essencial para o bem-estar de todos.
Bayer Jovens