Home > Ciência > Melhorando Vidas > Você lembra o que colocou no prato hoje?
Melhorando Vidas

Você lembra o que colocou no prato hoje?

Cuidados com o corpo e a mente promovem uma vida mais feliz e saudável

07.04.2020 - Por Bayer Jovens

Você consegue se lembrar de tudo aquilo que colocou no prato hoje? Muitas vezes, ingerimos lanches rápidos e alimentos industrializados de forma desatenta, perdendo a noção da quantidade. Mas o pecado da gula custa caro: os excessos na ingestão de alimentos gordurosos, ricos em açúcar, com muito sal e outros maus hábitos alimentares resultam em prejuízos para a saúde.

Invista em uma alimentação saudável!

O ditado popular “você é o que você come” reflete mesmo a realidade. Pessoas que investem em uma boa dieta, com alimentação variada e colorida, ingerindo, especialmente, alimentos in natura em detrimento dos produtos processados, conseguem obter a quantidade de nutrientes que o organismo necessita para as suas funções vitais e fortalecem o sistema imunológico, atuando no combate às doenças. Leia também: cuide da saúde com o poder das vitaminas.

Quem deseja cultivar hábitos alimentares saudáveis, pode conferir as dicas do Ministério da Saúde no Guia Alimentar para a População Brasileira. Uma das principais recomendações do ministério é não abusar no consumo de sal. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013 (PNS/IBGE), em média, o brasileiro consome 9,3 gramas de sal por dia, quantidade muito superior ao limite máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é cinco gramas por dia. E o pior: somente 12% dos brasileiros adultos estão conscientes do exagero.

“O sal é o principal fator de risco dietético no mundo. Ele tem uma associação direta com doenças cardiovasculares mediadas por hipertensão. O sal é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, porque pessoas morrem prematuramente, as pessoas adoecem”, afirmou Eduardo Augusto Fernandes Nilson, Coordenador-Geral substituto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, em comunicado.

É importante observar os conselhos de médicos, nutrólogos, nutricionistas e outros especialistas que reforçam a importância de uma alimentação balanceada para a conquista de uma vida saudável. Isso significa uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e grãos integrais, além de beber um volume de água adequado todos os dias. Leia mais: água - o elixir da boa saúde no verão.

Cada pessoa tem o direito de cuidar da sua própria saúde e de seus entes queridos e essa tarefa fica mais fácil com o apoio da Bayer. A empresa atua nas áreas de saúde e nutrição, investindo em ciência e inovação para criar tecnologias capazes de melhorar a vida das pessoas. Os consumidores podem contar com a confiança dos produtos Bayer especialmente para o autocuidado, como a suplementação em vitaminas, produtos dermatológicos e medicamentos isentos de prescrição médica.

Mente sã, corpo são

A saúde vai ainda muito além do que se coloca no prato. O conceito abrange bem-estar físico e mental. Confira outras dicas para promover o seu bem-estar:

  • Pratique exercícios físicos com regularidade
  • Durma bem
  • Não pule refeições e invista em uma dieta balanceada
  • Não se esqueça de beber água
  • Tome sol e sempre use filtro solar
  • Aposte em práticas de meditação e relaxamento
  • Cultive boas amizades
  • Faça um check-up periódico para prevenir doenças
  • Não se automedique
  • Livre-se das coisas que não servem mais
  • Busque apoio psicológico para prevenir doenças mentais
  • Seja leve, descarte lembranças que trazem sofrimento
Bayer Jovens