Home > Inovação > Tecnologias mão na roda
Inovação

Tecnologias mão na roda

Um anel que monitora a frequência cardíaca é apenas uma das várias novidades que nos ajudam a cuidar da saúde ou simplificam nossa vida

29.06.2017 - Por Bayer Jovens

O mundo, em muitos aspectos, está ficando mais econômico, divertido, sustentável e funcional, graças ao avanço da tecnologia. Carros voadores que nos livram do trânsito em poucos minutos e logo estarão à venda, supermercados sem filas nos caixas, casas feitas por impressoras 3D que ficam prontas em 24 horas e assim por diante.

É muita novidade em um curto período de tempo, e vem muito mais por aí. A turma do Vale do Silício e de outros tantos polos de tecnologia e inovação espalhados pelo mundo está sempre cheia de projetos e ideias mirabolantes. Confira a seguir algumas das novidades tecnológicas desenvolvidas para melhorar a saúde e o dia a dia em casa e facilitar nossa vida.

Lixeira-aspirador

Quem costuma varrer a casa sabe o quanto aquele restinho de pó e sujeira que sobra para fora da pá de lixo pode ser irritante. Por mais que se mude de vassoura, a sobrinha sempre vence. Mas agora chegou a Bruno, uma lixeira que suga poeira, fios de cabelo, migalhas, pelo de cachorro e tudo o mais. Conectada via wi-fi, a geringonça ainda avisa, por celular, a hora de jogar o lixo fora.

Lâmpadas que levitam

Parece mágica, mas é a Flyte, uma luz de led que flutua, alimentada por indução. Para acender ou apagar, basta dar um leve toque na base que acompanha a lâmpada. Puro charme.

Lava-roupas portátil

O gadget em formato de sabonete limpa os tecidos por meio de uma tecnologia ultrassônica. Tudo o que você precisa é de um balde ou uma pia, um pouco de sabão e energia elétrica para ligar o dispositivo. Aí é só esperar 30 minutos para o Dolfi fazer o seu trabalho: as ondas ultrassônicas do aparelho imitam todas as funções de uma máquina de lavar convencional. Lançado pela empresária alemã Lena Solis, é ideal para viagens ou para quem precisa lavar poucas peças.

Apartamento modular

Um painel de controle reconfigura os ambientes, que podem se transformar em um quarto, um closet, uma sala de estar ou um escritório. Basta escolher um dos vários cômodos disponíveis. O sistema, de nome Ori, foi desenvolvido pelo designer Yves Behar em parceria com o MIT Media Lab para apartamentos com menos de 28 metros quadrados. A customização e a iluminação podem ser controladas por botões ou por um aplicativo de celular.

Anel da saúde

Tecnologia vestível, o Oura Ring é um anel que, por meio de um dispositivo chamado oxímetro de pulso, monitora o sono e a frequência cardíaca, conta os passos dado s no dia e mede o nível de oxigênio no organismo. Com as informações a respeito da condição física do usuário, o dispositivo o ajuda a fazer escolhas mais saudáveis.