Home > Mosaico > Teatro e aula, uma grande combinação
Mosaico

Teatro e aula, uma grande combinação

Com muita diversão e encantamento, projeto visa levar informação de qualidade para crianças de todo o Brasil

28.11.2019 - Por Bayer Jovens

Embora cada ser humano tenha sua forma de aprender ou estudar, as metodologias ativas costumam trazer melhores resultados do que apenas as aulas regulares dadas somente no ambiente rotineiro de uma sala de aula. Esse é um dos fatores que torna o ensino interativo e em ambientes diferentes muito vantajoso para os alunos, especialmente para crianças que estão desenvolvendo suas habilidades mais e mais a cada dia.

Foi com esse pensamento que o Ministério da Cidadania, com patrocínio da Bayer, criou o projeto “Diverte Teatro Viajante”. A iniciativa foi idealizada pela empresa Ciência Divertida, líder em desenvolvimento de atividades científicas interativas para jovens de 4 a 17 anos, nascida em 1994 e presente em 36 países ao redor do mundo.

A iniciativa começou em 2014 com o intuito de levar o teatro para espaços alternativos como escolas, praças públicas, locais privados de acesso público, entre outros, tornando-os culturalmente aproveitáveis, desenvolvendo programas integrados que permitam o contato, a interação e a participação das crianças com representações ativas por meio do teatro infantil. O projeto conta com diversos temas e você pode conhecer melhor clicando aqui.

Recentemente, o Centro Integrado de Educação Pública Constatino Reis (CIEP) e a unidade da Bayer na cidade de Belford Roxo, no estado do Rio de Janeiro, foram transformados em ambientes de magia para inovar o ensino dos jovens. A Ciência Divertida levou conhecimento sobre a agricultura e alimentação para 330 alunos do ensino fundamental do CIEP com o espetáculo “Do campo a mesa”, que faz parte do projeto. Entre os jovens alunos participantes, 10 apresentam deficiência auditiva e contaram com o acompanhamento de uma tradutora de libras. Além disso, também participaram 85 atletas da Escola de Futebol da Bayer.

Teatro no CIEP Constantino Reis em Belford Roxo

Durante 60 minutos, a peça contou a história de um cientista e seu ajudante, que, juntos, viajaram do passado para o presente com a missão de pesquisar sobre o desafio da biotecnologia na agricultura. Os cientistas malucos mostraram às crianças a origem agrícola dos alimentos, como comer de maneira correta e os processos de higienização da comida. Além disso, o espetáculo contou com uma personagem especial: a abelha Jataí, que explicou qual é o seu papel na natureza e falou também sobre a necessidade da preservação de sua espécie.

Mas será que essa galera agradou esses jovens? O aluno da Escola de Futebol da Bayer, Samuel Nigre, de 12 anos, não teve dúvida ao responder que sim. “Achei muito interessante, aprendemos muitas coisas e de uma forma muito divertida” disse.

Teatro na Escola de Futebol da Bayer em Belford Roxo

Além de Belford Roxo, o Diverte Teatro Viajante já visitou outras 45 cidades, 254 escolas e quase 47 mil crianças participaram do projeto desde sua criação. Só neste ano de 2019 foram 9 cidades diferentes, sendo elas Rolândia (PR), Coxilha (RS), São José dos Campos (SP), Cachoeira Dourada (MG), Santa Helena de Goiás (GO), Porto Nacional (TO), Campo Verde (MT), Belford Roxo (RJ) e Petrolina (PE).

“As nossas peças teatrais unem atividades lúdicas e interativas com cultura e entretenimento”, destaca o diretor da Ciência Divertida, Júlio Martinez.

O projeto tem proporcionado um ensino lúdico e complementar aos conhecimentos compartilhados em sala de aula por tratar de assuntos que fazem parte do dia a dia dessas crianças e adolescentes, mas que, muitas vezes, não são abordados com frequência, nem com a linguagem ideal para passar a mensagem de uma maneira mais leve.

“É mais que um orgulho para nós da Bayer poder trazer o projeto Diverte Teatro Viajante para Belford Roxo. Proporcionar aos jovens um momento tão especial como esse, com acesso à ciência por meio da arte e de forma divertida, é muito gratificante e está totalmente conectado com a nossa missão de promover a ciência por uma vida melhor nos mais diversos âmbitos", comemora Christian Schleicher, diretor industrial da unidade Bayer em Belford Roxo.