Home > Mosaico > Suas milhas podem ajudar refugiados
Mosaico

Suas milhas podem ajudar refugiados

Famílias inteiras se reencontram graças à Miles 4 Migrants, ONG que converte milhas doadas em passagens aéreas para imigrantes e refugiados

12.02.2019 - Por Bayer Jovens

Tarek tinha 13 anos quando fugiu da guerra em Aleppo, na Síria, com seu tio paterno. Depois de uma jornada de 12 dias, eles finalmente chegaram à Bélgica, com uma importante missão: conseguir asilo no país e então trazer a família para a Europa. Os pais e os cinco irmãos de Tarek haviam permanecido na Síria porque, de acordo com depoimento do adolescente, o valor cobrado pelos contrabandistas para a perigosa viagem era alto demais. Passaram-se dois anos até que a família se reencontrasse.

Durante esse período, tio e sobrinho compartilharam muitos momentos de agonia e incertezas e também outros de extrema felicidade, quando, por exemplo, foram reconhecidos como refugiados pelo governo da Bélgica e puderam alugar um apartamento. Outra grande alegria ocorreu quando conseguiram reunir a documentação necessária para tirar a família da Síria. Faltava apenas um detalhe – um bocado oneroso – para que todos estivessem juntos novamente: as passagens aéreas para os sete parentes que ficaram na Síria.

Foi então que entrou em cena a Miles 4 Migrants, uma ONG criada nos Estados Unidos com o objetivo de unir famílias separadas pela guerra na Síria e em outras áreas de conflito. As milhas acumuladas em programas de fidelidade, viagens e compras com cartão de crédito, que muitas vezes acabam por expirar por falta de uso, quando doadas para a ONG podem se transformar em passagens aéreas para imigrantes e refugiados. São mais de 30 programas de milhagem disponíveis no site, entre os quais o da chileno-brasileira LAN Multiplus.

Para doar é fácil: basta entrar na página Donate, no site oficial da Miles 4 Migrants, e escolher entre doar milhas ou dinheiro (em dólar, via Paypal), usado para cobrir taxas e outras despesas adicionais.

De acordo com matéria publicada na Superinteressante, desde a sua criação, em 2016, a ONG já ajudou 151 pessoas de 57 famílias, de países como Síria, Irã, Afeganistão, Etiópia e Somália. O montante de milhas doadas, ainda conforme a publicação, já chegou a 5,8 milhões de milhas.

Assim como a Miles 4 Migrants, há outras instituições que prestam assistência a deslocados a força, como a ONU se refere a pessoas obrigadas a deixar seu país e muitas vezes até a família, para escapar de guerras, perseguição e de outros tipos de violência e opressão. Conheça algumas dessas organizações e veja como ajudar.

  • Acnur – Agência da ONU para Refugiados
    Presente em 130 países, a Acnur fornece abrigo, água potável, saneamento, documentação e assistência médica a milhares de pessoas mundo afora. Veja como doar.


  • Médicos sem Fronteiras
    Eles estão nos lugares em que as pessoas mais precisam de ajuda médica e humanitária: em meio a conflitos armados, epidemias, desastres naturais, desnutrição e exclusão do acesso a cuidados de saúde. A organização oferece, entre outras coisas, assistência psicológica, tratamento nutricional, apoio a gestantes, vacinação em crianças para prevenir epidemias e acesso a água potável. Para doar, clique aqui.


  • Instituto de Reintegração do Refugiado
    Mais conhecida como Adus, a organização atua em São Paulo, na reintegração à sociedade de refugiados e outros estrangeiros vítimas de migrações forçadas, provenientes de mais de 50 nacionalidades, sobretudo da Síria, Congo, Palestina e Angola. O Adus oferece aulas de português, cursos de qualificação profissional, apoio psicológico, inserção no mercado de trabalho, instrução e preparação em empreendedorismo e ações culturais. Para doar, acesse o site da organização.


  • Cáritas Brasileira
    Vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e ligada a uma rede internacional de assistência, a Cáritas trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Veja como colaborar com a instituição.
Publicado em Mosaico