Home > Ciência > Melhorando Vidas > Rede de apoio Bayer: parceria que divulga dicas e orientações para melhorar a rotina
Melhorando Vidas

Rede de apoio Bayer: parceria que divulga dicas e orientações para melhorar a rotina

A Bayer desenvolveu uma parceria com influenciadores e publica uma série de conteúdos especiais para cuidar das emoções e organizar a rotina, ajudando o público externo especialmente durante a fase de isolamento social.

06.07.2020 - Por Bayer Jovens

O período de isolamento social em combate ao coronavírus está desafiando as populações em todo o mundo. A sociedade tem lidado com a solidão, além do receio de se contagiar e o medo de perder entes queridos. Essa situação tão delicada é agravada ainda pelos reflexos econômicos, com incertezas relacionadas ao trabalho e, em muitos casos, à redução de renda.

Trata-se de uma fase de sofrimento coletivo, em que as pessoas estão sensibilizadas, e mais precisam de acolhimento e empatia. A crise da covid-19 desperta sentimentos como a ansiedade e a tristeza, que podem prejudicar a rotina e a produtividade. A Organização das Nações Unidas já alertou para a necessidade de aumentar o investimento em serviços de saúde mental.

Um estudo realizado na Etiópia relatou aumento de três vezes na prevalência de sintomas de depressão. No Reino Unido, 32% dos jovens entrevistados afirmaram que a pandemia piorou a saúde mental. Estatísticas do Canadá relatam que 20% das pessoas de 15 a 49 anos aumentaram seu consumo de álcool, entre outros estudos. “O impacto da pandemia na saúde mental das pessoas já é extremamente preocupante”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), em comunicado.

É preciso compreender esse momento, gerir as emoções e ter mais cuidado com a saúde mental. O acolhimento pode vir por meio de abraços virtuais e ligações frequentes com familiares e amigos, mas muitas vezes se faz necessário receber um aconselhamento profissional e contar com informações seguras para orientação sobre o combate à pandemia.

Ciente disso, a Bayer desenvolveu uma série de medidas de suporte aos colaboradores, com atendimento psicológico e conteúdos de capacitação, por exemplo. “Procuramos apoiar os nossos colaboradores para que atravessem esta fase de incertezas com motivação e, acima de tudo, muita saúde. Dessa forma, todos nós sairemos vitoriosos desse desafio que nos demanda o exercício da inovação e da resiliência”, afirmou Bete Rello, Diretora de Recursos Humanos da Bayer Brasil, em artigo. Leia mais: a reinvenção corporativa em tempos de covid-19.

Conteúdos gratuitos nas redes sociais

Entretanto, a empresa vai além e assume um compromisso de responsabilidade social, divulgando conteúdos desenvolvidos por especialistas que serão úteis para o público externo. Em parceria com influenciadores digitais, a Rede de Apoio Bayer está divulgando uma série de vídeos com orientações agrupadas em alguns pilares: emoções, ciência/dados, organização/limpeza e muito mais.

Os conteúdos produzidos pelos influenciadores estão sendo disponibilizados gratuitamente para o público externo, por meio de publicações no perfil da empresa na rede social Instagram. O objetivo é auxiliar a população a lidar melhor com as questões da pandemia. O primeiro conteúdo da série foi um vídeo produzido pela psicóloga Pamela Magalhães, que tratou sobre a ansiedade durante a crise.

“Exteriorize os seus sentimentos, isso ajuda muito. Fale sobre o que você sente, falar e poder ser acolhido e ouvido pode fazer muito bem. A gente tem que aproveitar esse momento para sair dele mais aprimorado, não cobrar, não se exigir tanto. Os ânimos estão diferentes, mas tem outras alternativas de felicidade mesmo em uma rotina diferente”, ela afirmou no vídeo.

A avalanche de notícias sobre medidas de higiene, decisões políticas e notificações de casos de covid-19 podem confundir muitas pessoas. Nesse momento, é ainda mais importante ficar atento para não ser enganado por fake news. Uma dica é verificar a fonte da notícia, checando se os dados estão disponíveis em canais oficiais ou veículos de imprensa confiáveis.

Outras dicas para desconfiar de dados duvidosos e ficar bem informado foram divulgadas em vídeo produzido pelo professor Paulo Valim, do canal Ciência em Ação. A Rede de Apoio Bayer também já divulgou orientações sobre limpeza, especialmente para o controle de pragas como a formiga e roedores. Confira o conteúdo produzido em parceria com a influenciadora Verônica Oliveira, do canal @faxinaboa. Acompanhe as novidades da iniciativa através da hashtag #rededeapoiobayer e assista aos vídeos no perfil @bayerbrasil, no Instagram.

Bayer Jovens