Home > Ciência > Melhorando Vidas > Quer se livrar das baratas, formigas e escorpiões? Descubra como!
Melhorando Vidas

Quer se livrar das baratas, formigas e escorpiões? Descubra como!

É fundamental manter a residência limpa, avaliar o nível das infestações e exterminar as pragas de forma adequada, com produtos eficazes.

26.03.2020 - Por Bayer Jovens

O verão é uma das estações mais amadas, com temperaturas convidativas para desfrutar atividades ao ar livre e curtir períodos de férias. O único problema é que as altas temperaturas são propícias para a multiplicação das pragas urbanas. Baratas, formigas e escorpiões costumam aparecer com maior frequência no verão, invadindo casas e espaços públicos. Além de provocarem a sensação de nojo e medo, esses insetos representam um perigo para a saúde humana, e a população precisa ficar atenta para combater as pragas adequadamente.

De acordo com o pesquisador Francisco José Zorzenon, do Instituto Biológico de São Paulo, as infestações de todas as pragas urbanas aumentam em épocas mais quentes e chuvosas. “O calor faz com que os insetos e animais se proliferem mais, como escorpiões, mosquitos e moscas. As temperaturas mais altas facilitam a reprodução – o metabolismo é acelerado e as baratas chegam à maturidade sexual mais rápido”, explicou Zorzenon, do Instituto Biológico de São Paulo, em notícia do G1.

As medidas de limpeza e higiene devem ser redobradas no verão. De acordo com as orientações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para prevenir infestações, é recomendável manter armários e dispensas fechados e livres de resíduos de alimentos, evitar o acúmulo de lixo nas residências, realizar faxina periódica e manter desengordurados os pisos, coifas, fogões e maquinários, entre outras orientações divulgadas no site da Fiocruz.

Inseticidas eficazes

No entanto, embora investir em limpeza seja fundamental, muitas vezes só isso não basta. As pragas urbanas são animais resistentes que costumam se adaptar aos mais diversos ambientes e se reproduzem facilmente nas cidades. Por isso, na maioria dos casos é preciso exterminar as pragas com a adoção de produtos eficazes. A Bayer oferece inseticidas de uso doméstico capazes de combater esses insetos, promovendo a saúde e a segurança no seu lar.

Também é preciso entender o nível de infestação e planejar o controle adequado, pois cada espécie de praga apresenta peculiaridades e perigos. Segundo informações da Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (Aprag), as baratas são grandes transmissoras de doenças. Elas carregam em seus corpos muitos microrganismos que podem provocar infecções e alergias. Saiba mais no artigo “Baratas provocam asma e outras doenças respiratórias” e também conheça as soluções Bayer contra baratas.

Além disso, as baratas servem de alimento para os escorpiões e favorecem o aparecimento desse perigoso inseto. “Eles conseguem se adaptar bem a localidades com muito entulho, lixo e, principalmente, baratas, seu alimento preferido”, afirmou a infectologista Fan Hui Wen, do Instituto Butantan, em notícia da revista Saúde. Quem controla as infestações de baratas, consequentemente está evitando a presença dos escorpiões. Em caso de ataque, deve-se procurar imediatamente o socorro médico e informar as autoridades sobre as infestações. A picada do escorpião provoca dor intensa na vítima e pode até mesmo levar ao óbito.

No caso das formigas, a Aprag informa que cerca de 30 espécies de formigas são consideradas pragas urbanas no Brasil. As infestações delas causam danos nas estruturas das construções e contaminam diversos ambientes, transmitindo microrganismos danosos. O combate às formigas é o que exige maior cuidado, pois é preciso exterminar a rainha do formigueiro. “Quando matamos formigas de um formigueiro, sem um planejamento adequado, podemos provocar um processo de fragmentação da colônia, o que pode levar à formação de novos formigueiros no ambiente, ocasionando em um problema maior que o inicial”, divulgou a Aprag. Conheça aqui as soluções Bayer para eliminar formigas.

Acabe com elas!

Veja orientações para reduzir as infestações de pragas urbanas:

  • Invista em inseticidas – conheça as soluções da Bayer Saúde Ambiental.
  • Acondicione os alimentos corretamente, em recipientes fechados.
  • Realize faxinas periódicas na residência.
  • Não deixe restos de alimentos expostos em mesas e armários.
  • Mantenha os ralos fechados.
  • Invista na vedação de frestas e fendas nos móveis e construções que possam abrigar insetos.
  • Evite o acúmulo de lixo e entulho.
  • Extermine baratas e outros insetos que servem de alimento para os escorpiões.
Bayer Jovens