Home > Carreiras > Que tal adotar um olhar mais dinâmico para carreiras e pessoas?
Carreiras

Que tal adotar um olhar mais dinâmico para carreiras e pessoas?

Como os temas de Diversidade e Mundo VUCA podem nos ajudar a encontrar a felicidade profissional

12.04.2019 - Por Carreiras

A Diversidade & Inclusão é um dos assuntos que hoje tem direcionado a discussão de como pensamos o futuro do mundo dos negócios. Para mim, Diversidade é entender que cada um tem sua própria trajetória e ponto de vista. Promover a inclusão dentro de uma organização permite que o repertório e potencial de inovação sejam ampliados.

Outro conceito bastante discutido hoje é o do Mundo VUCA, sigla que em português significa Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. No universo corporativo, ele representa a velocidade, incerteza de destino e variedade de opções e conexões que vivemos hoje.

Se o mundo não é linear, previsível, estável, por que nossa vida profissional precisa ser? Por que ele precisa ter um único ponto de partida e um mesmo destino final, com experiências também planejadas, sem grandes mudanças?

A verdade é que não existe uma linha reta, pela qual todos têm que passar. É angustiante e impossível lidar com planos de carreira muito estáticos. Talvez, por algum motivo, você tenha que lidar com mudanças e imprevistos. E aí a gente percebe que, por causa de pouco “olhar VUCA”, somos pegos no contrapé. Por isso, meu convite é: forme uma ideia do que você quer para sua carreira, e aí pare e pense: onde estou? Para onde quero ir? Do meu ponto de vista, considerando o que depende de mim, qual é meu próximo passo? E, depois desse, qual o próximo?

Ter um olhar VUCA e Diverso para a própria carreira é saber se permitir fazer movimentos que te pareçam fazer sentido, e saber também que as outras pessoas estão em pontos diferentes desta rede.

Por fim, te digo uma coisa: Não tenha medo do próximo passo. Assim que souber qual é, avance, como num jogo de tabuleiro. Lembre-se que existem vários caminhos, diversos, ambíguos e voláteis. Quero compartilhar estas duas frases, ditas por pessoas incríveis, e que me trouxeram a esta reflexão: Qual é o seu próximo passo? Qual é a sua ousadia em ser?

Flávia Durante

Aline Alves Felix atua há 12 anos em Recursos Humanos e, atualmente, é Líder de Diversidade e Inclusão na Bayer, além de responsável por Performance e Desenvolvimento de Lideranças aqui no Brasil. É psicóloga por formação e cursa MBA em Marketing. Dos 30 netos da Dona Amélia, é a que sempre está envolvida quando o assunto é organizar uma festa, promover reencontros, reunir as pessoas.

Publicado em Carreiras