Home > Ciência > Melhorando Vidas > Proteja-se de doenças respiratórias: saiba como turbinar a sua imunidade!
Melhorando Vidas

Proteja-se de doenças respiratórias: saiba como turbinar a sua imunidade!

Aposte em vitaminas, numa alimentação balanceada e em exercícios físicos, para manter a sua imunidade alta.

24.03.2020 - Por Bayer Jovens

Os microrganismos estão por toda parte, sendo inevitável entrar em contato com eles. Bactérias e vírus nocivos presentes no ar se propagam facilmente e podem causar doenças respiratórias. No entanto, nem sempre adoecemos ou apresentamos sintomas. Quando o sistema imunológico do indivíduo está saudável, as células de defesa entram em ação! Elas são como soldados que travam uma batalha para nos defender. Assim, são capazes de destruir os agentes infecciosos e impedir que doenças se desenvolvam.

Por essa razão, quem deseja prevenir enfermidades deve contar com a melhor estratégia: impulsionar as defesas naturais do corpo. O sistema imunológico é composto basicamente por três níveis de ação. A primeira defesa é a barreira epitelial, ou seja, a pele e as mucosas que impedem a entrada dos microrganismos. Um exemplo disso é a mucosa nasal. Ela possui milhões de cílios e reveste as fossas nasais completamente, com a função de proteger o organismo, filtrar, aquecer e umidificar o ar. Quando vírus, bactérias, fungos e partículas de poluição entram pelo nariz, eles ficam retidos na mucosa e são “varridos” pelos cílios, colaborando para a eliminação da maior parte das impurezas.

A ação das células de defesa

Ainda assim, os microrganismos podem ultrapassar a barreira epitelial e as mucosas, e podem conseguir se instalar no corpo. Nesse caso, os patógenos vão ter que enfrentar o segundo nível de defesa do sistema imunológico, representado pela ação das células de defesa. Trata-se de um exército de células sanguíneas, chamadas de leucócitos ou glóbulos brancos, que ficam em vigilância constante para identificar a presença de “corpos estranhos”. Além da importante tarefa de destruir os agentes infecciosos, os leucócitos têm a função de limpar o organismo, eliminando células mortas.

Existe ainda a terceira linha de defesa, chamada de “Resposta Humoral”, que ocorre quando há a produção de anticorpos. Nos casos em que o leucócito não consegue destruir as bactérias e os vírus facilmente, ele precisa de uma forcinha extra para a batalha. Desse modo, focando uma estratégia para combater um tipo específico de microrganismo, a célula de defesa pode se diferenciar. Assim, o sistema imunológico se torna capaz de produzir os anticorpos, que são uma espécie de proteína fabricada especificamente com o propósito de destruir um tipo de agente infeccioso.

Para que esse complexo conjunto de barreiras de defesa funcione perfeitamente, a pessoa precisa fortalecer a sua imunidade. Investir em exercícios físicos, e ter boas noites de sono e uma dieta saudável contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico. Por outro lado, o sedentarismo e o consumo de álcool ou tabaco prejudicam as condições gerais de saúde do indivíduo, fragilizando também a imunidade, o que deixa a pessoa mais suscetível a doenças, como gripes e resfriados, por exemplo.

Dicas para aumentar sua imunidade

A boa alimentação é a principal aliada do sistema de defesa. Se você quer turbinar a imunidade, não podem faltar na dieta a Vitamina C, Vitamina D e Zinco, que são substâncias essenciais para o fortalecimento do sistema imune. Nesse caso, a suplementação vitamínica é uma alternativa interessante para repor esses nutrientes de forma confiável e muito eficaz.

A Bayer oferece Redoxon® Tripla Ação, um comprimido efervescente que possui fórmula uma avançada, com 1.000 mg de Vitamina C, 10 mcg de Vitamina D e 10 mg de Zinco. Ingerido uma vez ao dia, esse suplemento não medicamentoso ajuda a apoiar e modular as funções imunológicas para a adequada defesa do organismo. A suplementação pode ser uma estratégia interessante para reduzir a frequência, a duração e a intensidade de gripes e resfriados, doenças comuns com elevada incidência na população.

Bayer Jovens