Home > Ciência > Melhorando Vidas > Por que o empoderamento feminino é tão importante?
Melhorando Vidas

Por que o empoderamento feminino é tão importante?

A Bayer está presente na vida de milhares de mulheres brasileiras, oferecendo soluções em saúde, contracepção, nutrição e desenvolvendo ações para empoderamento feminino e equidade de gênero

04.03.2020 - Por Bayer Jovens

No Brasil, a população é composta por 51,7% de mulheres, segundo dados do IBGE. Embora elas respondam pela maioria dos brasileiros, as mulheres não conquistaram a mesma representatividade no cenário político e na liderança de empresas e organizações. O Brasil tem registrado queda na desigualdade salarial, mas as mulheres ainda recebem, em média, salário 20,5% inferior ao dos homens e dedicam mais tempo aos trabalhos domésticos do que eles.

Por isso, o Dia da Mulher, comemorado em 8 de março, deve ir muito além dos presentes, flores e bombons. É preciso reconhecer o papel feminino na sociedade, estimular o respeito e o empoderamento delas. Somente refletindo sobre as desigualdades, representatividade feminina, exercício de direitos e oportunidades, será possível promover mudanças e melhorias para que a vida das mulheres seja mais saudável e feliz.

A Bayer celebra o Dia da Mulher, demonstrando o seu apoio às causas femininas. A empresa busca fortalecer e incentivar suas carreiras profissionais, por meio de ações de mentoria e sensibilização de líderes. A área de Inclusão e Diversidade da Bayer desenvolve iniciativas para reduzir desigualdades, e um dos pilares mais debatidos é a questão das mulheres no mercado de trabalho. Entre as ações criadas recentemente, está a ampliação do auxílio-creche para os pais, buscando a equidade de gênero na criação dos filhos.

Saúde feminina e contracepção

A Bayer está muito presente no dia a dia das mulheres, sendo uma grande aliada para a saúde. A empresa oferece um amplo portfólio de medicamentos para combater doenças, como, por exemplo, o Gino-Canesten®, que trata a candidíase, e até mesmo soluções para melhorar a nutrição feminina, como a suplementação em vitaminas C, D e zinco, através do produto Redoxon® Tripla Ação.

Porém, sem dúvidas, a Bayer se destaca na área de contracepção. “Usar camisinha e pílula do dia seguinte não é o ideal para prevenir gravidez. É muito importante pensar num método mais eficaz. Atualmente, os mais eficazes são os métodos de longa ação, que são o DIU de cobre, o DIU hormonal e o implante”, explicou Thais Ushikusa, ginecologista, obstetra e líder da área médica de saúde feminina da Bayer durante uma live especial do Bayer Jovens no Facebook. Confira o vídeo na íntegra.

Para prevenir a gravidez indesejada, há várias tecnologias disponíveis. A mais popular é a pílula para uso diário. As mulheres precisam buscar orientação médica para escolher a combinação de hormônios e dosagem mais indicados para cada caso. Entretanto, para quem se esquece de tomar a pílula diariamente ou está buscando alternativas, vale a pena conhecer os benefícios do DIU hormonal e outros métodos de longa duração. Lembrando sempre que o médico é o profissional indicado para fornecer as orientações sobre contracepção.

Ao ser inserido no útero, o DIU hormonal libera gradualmente pequenas doses de hormônio para prevenir a gravidez, por um período de 3, 5 ou 10 anos, além de também ser eficaz para repor estrogênio em mulheres na menopausa e ser indicado para tratar alguns tipos de sangramento uterino.

A menstruação excessiva não é normal. Isso prejudica a saúde da mulher e também pode gerar outros problemas de saúde, como a anemia.

Mulheres do agronegócio

A Bayer tem paixão por inovar, investindo continuamente em pesquisa e desenvolvimento, para criar soluções e melhorar vidas. No entanto, a empresa vai muito além da área farmacêutica. No setor do agronegócio, a Bayer oferece tecnologias em sementes, defensivos químicos e serviços digitais, para alavancar a produção rural.

No campo, as mulheres ainda representam somente 19% dos produtores rurais, segundo dados do IBGE. As mulheres do agronegócio estão buscando maior representatividade no campo e contam com a ajuda da Bayer na luta por equidade. A empresa apoia importantes iniciativas, como, por exemplo, o Prêmio Mulheres do Agro e desenvolve ações de empoderamento feminino, com destaque para o evento Impulso Bayer Mulheres, realizado em 2019 em São Paulo.

Bayer Jovens