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Os sete pilares do autocuidado

Cuidar de si mesmo tem tudo a ver com autoestima e amor próprio e é a melhor maneira de viver bem e prevenir doenças.

24.07.2019 - Por Bayer Jovens

Cuidar de sua própria saúde 24 horas por dia, sete dias por semana: essa é a ideia que levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a criar o Dia Internacional do Autocuidado, celebrado em 24 de julho, para destacar o papel que cada um de nós deve assumir na prevenção de doenças, por meio de hábitos mais saudáveis. O conceito envolve desde a prática de exercícios físicos e a boa alimentação até a disposição de evitar o sedentarismo, assim como outros fatores nocivos.

Trata-se, basicamente, da procura consciente de qualidade de vida, de melhorar o corpo e a mente por meio de escolhas pessoais, de decisões relacionadas à saúde, de forma responsável. Em alguns países, o autocuidado é tratado como uma política de saúde, e no Brasil já houve até uma tentativa de incluir a data no calendário oficial, em 2018, por iniciativa do médico e deputado federal Odorico Monteiro, que apresentou um projeto de lei que acabou sendo arquivado em janeiro deste ano na Câmara Federal.

Saúde e Autocuidado

Apesar disso, o 24 de julho é divulgado por entidades do setor de saúde e em campanha promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (Abimip), com o objetivo de informar a população a respeito da importância do autocuidado. “Educar é essencial para que a pessoa possa discernir o que faz bem ou mal para a sua vida. E um indivíduo esclarecido representa um país mais saudável e desenvolvido”, explica Marli Martins Sileci, vice-presidente executiva da Abimip.

A campanha divulga, principalmente, os sete pilares do autocuidado. São eles:

  • Informe-se sobre saúde
    Busque fontes confiáveis para se informar e converse com médicos e outros profissionais para tomar boas decisões e desenvolver noções de cuidados com sua saúde física e mental.
  • Conheça a si mesmo
    Faça autoexames frequentes para conhecer melhor seu corpo e fique atento aos sinais do organismo. Caso perceba alguma alteração, procure o médico.
  • Pratique uma atividade física
    Exercícios físicos regulares são recomendados em qualquer situação, já que ajudam a melhorar o funcionamento do organismo e prevenir doenças. Porém, antes de começar, consulte o médico para saber como está seu coração e seu organismo de modo geral.
  • Tenha uma alimentação saudável
    Alimentos naturais e ricos em nutrientes fornecem vitaminas e outros elementos indispensáveis para a manutenção da saúde, além de proporcionarem bem-estar.
  • Evite riscos para a saúde
    Não fume, não exagere na bebida e evite alimentos industrializados.
  • Cuide da higiene
    Lave as mãos frequentemente, escove os dentes depois das refeições e troque de escova a cada dois meses.
  • Use produtos de forma responsável
    Medicamentos controlados só podem ser usados com receita médica. Em relação aos medicamentos isentos de prescrição, siga as orientações da bula e procure o médico se os sintomas persistirem.

Além desses pilares, há outras maneiras de praticar o autocuidado “24 horas por dia, sete dias por semana”, como você pode conferir nesta matéria publicada aqui em Bayer Jovens.

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