Home > Mundo Agro > O melhor do turismo rural
Mundo Agro

O melhor do turismo rural

Cinco destinos sob medida para quem procura sossego e quer se reconectar com a natureza, com direito a café da fazenda, vinhos e frutas

09.08.2017 - Por Bayer Jovens

Que tal desacelerar um pouco da correria da cidade grande, tentar desligar o celular por algum tempo e passar um fim de semana ou até mesmo as férias no campo, relaxadamente? O que não falta hoje são ótimos destinos nacionais para quem quer curtir a natureza, aproveitar a simplicidade e o aconchego do interior. E, de quebra, colher uma fruta fresquinha no pé, acompanhar a produção agrícola e degustar vinhos e cachaças, visitar fazendas de café, conhecer sistemas de produção de agricultura familiar e, é claro, saber um pouco mais da cultura e da culinária desses lugares que representam uma “parada para descanso”.

Confira a seguir cinco destinos de turismo rural que selecionamos para você descansar e se divertir.

  • Venda Nova do Imigrante (ES) – Para quem quer conhecer a rotina de produção do café, essa pequena e charmosa cidade capixaba, localizada a 110 km da capital Vitória, é o destino certo. Ali estão 70 propriedades e 300 famílias que produzem o grão. As fazendas Carnielli e Lourenção são algumas das que comercializam café torrado, além de queijos, geleias, linguiças, artesanato e o típico socol, um presunto cru feito com lombo de porco temperado com sal, pimenta e alho.
  • Vale do Café (RJ) – Conhecida no século 19 como a meca dos barões do café, a cidade de Vassouras mantém a arquitetura colonial e fazendas abertas à visitação, entre as quais a Cachoeira Grande, antigo lar do Barão de Vassouras, parte do roteiro do Vale do Café. Construída em 1820, a fazenda oferece uma variedade de antiguidades e relíquias e, no final do passeio, um café acompanhado de pão de queijo, bolos e biscoitos caseiros típicos. Outro lugar interessante é o Museu Casa da Hera, que preserva o mobiliário e a ambientação originais do tempo em que lá moravam os Teixeira Leite, uma das mais importantes famílias da região.
  • Vale dos Vinhedos (RS) – Esse é o destino dos amantes do vinho. A região concentra vinícolas abertas à visitação o ano todo, com seus melhores rótulos para degustação. A 120 km de Porto Alegre, o Vale dos Vinhedos fica na Serra Gaúcha e compreende os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Entre as vinícolas que valem a visita estão a Casa Valduga, a Dom Laurindo, a Marco Luigi, a Angheben, a Lidio Carraro e a Cave de Pedra.
  • Circuito Sabiá (PR) – Três famílias de agricultores promovem visitas integradas às propriedades para mostrar o sistema de produção familiar. Além do passeio, você vai se deliciar com o cafezinho tirado na hora e o almoço colonial preparado com alimentos frescos e orgânicos. O circuito fica na Comunidade do Rio Sabiá, no município de Matelândia, uma região repleta de cachoeiras, muitas delas em propriedade particular, sendo necessário agendamento prévio.
  • Circuito das Frutas (SP) – Roteiro para quem quer ver de perto o dia a dia no campo e colher frutas frescas diretamente do pomar. As visitas acontecem em apiários, sítios, viveiros, chácaras, alambiques, vinhedos de pequenos produtores e nas várias fazendas que produzem morango, pêssego, goiaba, ameixa, caqui, acerola, figo e uva. O circuito abrange os municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.