Home > Carreira > O emprego dos sonhos existe?
Carreira

O emprego dos sonhos existe?

Até existe, mas precisa ser conquistado. E tudo vai depender das suas habilidades, experiências e expectativas. E de um pouco de sorte e paciência

14.06.2017 - Por Bayer Jovens

Há uns bons anos, nos tempos de nossos pais e avós, o trabalho era, geralmente, apenas um ganha-pão sem muitas expectativas de mudança ou novidades. E nada mais. Realização e sucesso eram para poucos. E divertir-se no trabalho parecia algo impensável. O que todo mundo queria mesmo era conquistar um emprego que durasse a vida toda, fosse o dos sonhos ou não. Quanto mais tempo em uma mesma empresa, mais competente o profissional pareceria e mais chances haveria de crescer e conseguir uma aposentadoria tranquila.

Hoje tudo mudou. Quem sai da faculdade quer muito mais do que isso. Quer ser feliz, ter prazer no trabalho. Quer se realizar, fazer a diferença, ser reconhecido e desafiado. E rápido! Porém, o emprego dos sonhos não está prontinho esperando por você. Ele precisa ser conquistado. E o segredo está em ter paciência para se conhecer profissionalmente, ganhar experiência, aprender a fazer uma série de coisas e descobrir do que gosta e no que é realmente bom.

Jenny Blake, que foi coach de carreira do Google, afirma, em matéria no site da Exame, que a estrutura de carreira, hoje, é mais parecida com um smartphone: dinâmica e customizável. Mais do que ficar esperando a promoção chegar graças ao tempo na empresa, o profissional vai fazendo “downloads” de habilidades, interesses, experiências e conhecimentos e, com isso, molda sua carreira.

Ele diz que a cada troca de emprego vale a pena fazer uma autorreflexão e uma análise a respeito das vivências e da situação atual, além de avaliar o que é realmente gratificante e o que não é no emprego atual. Olhar o que o mercado e as empresas em que você deseja trabalhar solicitam em termos de habilidades também ajuda na hora de buscar algo novo e ser feliz.

Pode não parecer, mas aprender a lidar com frustrações, chefes chatos e serviços maçantes contribuem para a busca pelo emprego ideal. Afinal, situações embaraçosas e complicadas existem em todos os ambientes de trabalho, até nos mais legais.

Então, enquanto você vai galgando os degraus do emprego ideal, aproveite para desenvolver skills em alta no mercado. De acordo com Jenny Blake, habilidades de comunicação, resolução de problemas e trabalho em equipe são competências importantes para um profissional de sucesso.

Conheça agora dez habilidades que vão ganhar destaque no mercado de trabalho até 2020, segundo relatório do Fórum Econômico Mundial:

  1. Resolução de problemas complexos
  2. Pensamento crítico
  3. Criatividade
  4. Gestão de pessoas
  5. Coordenação
  6. Inteligência emocional
  7. Capacidade de julgamento e de tomada de decisões
  8. Orientação para servir
  9. Negociação
  10. Flexibilidade cognitiva