dcsimg
Home > Saúde e bem-estar > Maior limpeza
Saúde e bem-estar

Maior limpeza

Alimentação saudável e atividade física são essenciais para a saúde, mas o ambiente limpo é igualmente importante

12.01.2018 - Por Bayer Jovens

Já virou quase um mantra: para preservar a saúde, é preciso alimentar-se bem, praticar uma atividade física regular e abandonar maus hábitos como cigarro e bebida em excesso. É a mais pura verdade, mas raramente dá-se o devido destaque a outro cuidado igualmente importante: manter limpo e organizado os ambientes em que passamos a maior parte do tempo, em casa e no trabalho.

Em um sentido amplo, nossa interação com o ambiente é complexa e envolve diferentes fatores, desde a poluição sonora, do ar e da água até o aquecimento do planeta, a redução da biodiversidade, a falta de saneamento básico e os efeitos da exposição a substâncias químicas. Porém, individualmente, cada um de nós é responsável pela qualidade do que pode ser chamado de microambiente, ou seja, nosso espaço de convívio.

A começar pela casa, a higiene está relacionada principalmente a alergias, doenças respiratórias, infecções e viroses. Poeira, pelos de animais, acúmulo de objetos, mofo, infiltrações e falta de ventilação e de iluminação natural são fatores que podem desencadear crises em pessoas alérgicas. A falta de cuidados também atrai insetos e pragas que são vetores de doenças e podem provocar muitos aborrecimentos.

“O combate às pragas urbanas e domésticas é uma questão de saúde pública, pois os insetos e roedores mais comuns estão vinculados à transmissão de muitas doenças, algumas graves”, alerta a bióloga Maria Fernanda Zarzuela, responsável pelo suporte técnico à área de marketing da Bayer Saúde Ambiental, uma divisão da companhia que fabrica produtos para empresas especializadas em controle de pragas, municipalidades, governos e também para o consumidor que deseja resolver o problema por conta própria.

Fernanda lembra que a picada de um simples mosquito pode provocar zica, dengue, febre amarela e chinkungunya, enquanto as formigas e as baratas transportam bactérias e os ratos são transmissores de leptospirose. “Em casa, o primeiro cuidado para evitar esse problema é não manter nada que atraia as pragas. É preciso manter o ambiente limpo, deixar os alimentos sempre em recipientes fechados ou na geladeira e nunca acumular lixo. Quando protegemos o ambiente das pragas, nós estamos cuidando do nosso bem-estar e também da saúde das outras pessoas e dos animais de estimação. Quem controla as pragas domésticas atua como um agente de saúde pública”, explica a bióloga.

Com base nessas e em outras recomendações, eis a receita básica para manter a casa limpa:

  • evitar o acúmulo de pó, sujeira e objetos;
  • sempre arejar os cômodos e aproveitar a iluminação natural;
  • trocar tapetes e carpetes por pisos laváveis;
  • trocar cortinas por persianas;
  • varrer e passar o aspirador diariamente;
  • nunca deixar lixo acumulado nem louça suja na pia;
  • tampar os alimentos ou mantê-los na geladeira;
  • combater as pragas e recorrer a controle químico quando os cuidados com a limpeza não são suficientes;
  • se possível, deixar os animais de estimação nas áreas externas da casa;
  • consertar infiltrações e rachaduras em pisos e paredes;
  • limpar o filtro do ar-condicionado uma vez por mês.

Muitos desses cuidados devem ser adotados também no ambiente profissional, onde passamos em torno de uma terça parte da vida. Para aumentar a produtividade, a concentração e o bem-estar, é essencial cuidar da limpeza e da organização, sem acúmulo de objetos que não sejam indispensáveis ao trabalho. Ninguém consegue produzir bem se está cercado de pilhas de papéis, lixeiras abarrotadas, mesa sem espaço ou vários lembretes colados na tela do computador.

A falta de tempo e o excesso de compromissos são uma armadilha que nos leva a relaxar com a limpeza e a organização do ambiente de trabalho, mas compensa muito dedicar alguns minutos a essa tarefa. Faz bem aos colegas, à chefia, aos eventuais clientes e, principalmente, a nós mesmos e ao nosso desempenho.