Home > Mundo Agro > Jovens unidos pelo futuro da alimentação
Mundo Agro

Jovens unidos pelo futuro da alimentação

Organizado pela Bayer, o fórum global Youth Ag Summit busca soluções para alimentar o planeta de maneira mais sustentável

04.11.2019 - Por Bayer Jovens

Como alimentar a população de forma inovadora e sustentável? Encontrar a resposta para esse desafio gigantesco é um dos objetivos da 4ª edição do Youth Ag Summit, um fórum global organizado pela Bayer que, a cada dois anos, reúne jovens de 18 a 25 anos de várias partes do mundo para discutir e desenvolver soluções para questões fundamentais da atualidade. Entre os dias 4 e 6 de novembro, em Brasília, o evento se transformará em um grande gerador de ideias , em que 100 “agvocates” – os jovens escolhidos para debater a respeito dos desafios e futuro da agricultura – participarão de atividades relacionadas ao setor agrícola, a fim de desenvolver habilidades necessárias para concretizar seus projetos.

Jovens unidos pelo futuro da alimentação

Entre as várias atividades previstas estão palestras com especialistas e viagens a campo para entender melhor como funciona o agronegócio brasileiro, além do intercâmbio e a troca de conhecimento entre esses jovens visionários e inovadores. Um deles é Kalinka Pereira Gonzales, uma gaúcha de 24 anos que faz mestrado em bioquímica na Universidade Federal do Paraná. Ela conseguiu a vaga ao inscrever um projeto relacionado ao uso de biofertilizantes e bactérias para maximizar o rendimento da plantação e potencializar a produção de nutrientes e obter maior valor nutricional.

“Estou muito honrada em ter sido aprovada para participar de um evento internacional e relevante como esse. Estou empolgada para conhecer jovens de universos diferentes do meu, mas com um objetivo comum: alimentar o mundo. Com o Youth Ag Summit, quero ampliar meu conhecimento e ganhar experiência fora do ramo acadêmico em que estou”, disse Kalinka, em entrevista à revista Exame.

Em declaração ao site Bayer Brasil, Liam Condon, membro do Conselho de Administração da Bayer AG e presidente da Divisão Crop Science, avaliou assim essa edição do Youth Ag Summit: “Nunca houve um momento mais importante para a inovação na agricultura, pois assumimos o desafio de nutrir uma população crescente, ao mesmo tempo em que preservamos nossos recursos naturais. Como os líderes do amanhã, os jovens com paixão pessoal por transformar o futuro da agricultura precisam estar na vanguarda desses esforços”.

O fórum acontece pela primeira vez na América Latina. As edições de 2013, 2015 e 2017 ocorreram, respectivamente, no Canadá, Austrália e Bélgica. Para participarem da atual edição, os candidatos tiveram de apresentar projetos concentrados em combater a insegurança alimentar no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Como requisitos essenciais, eles tinham de se interessar profundamente por agricultura, segurança alimentar e manejo ambiental e por temas como fome mundial e biotecnologia aplicada à agropecuária.

A Bayer recebeu mais de 2.800 inscrições de mais de 140 nacionalidades. Entre os 100 jovens selecionados, provenientes de 45 países (entre os quais o Brasil, que tem 12 participantes), estão empreendedores, agricultores, estudantes, pesquisadores e economistas. Convidados a “plantar seu caminho”, eles trazem para o fórum uma enorme vontade de resolver desafios relacionados a igualdade de gênero, agricultura sustentável, educação, desperdício de alimentos e mudança climática, entre outros.

“Em apenas cinco anos o Youth Ag Summit se tornou um poderoso motor de mudança, capacitando mais de 300 ex-participantes de mais de 50 países, altamente talentosos, para causar impacto no mundo”, disse Rodrigo Santos, líder da Divisão Crop Science da Bayer na América Latina. “Estamos empolgados por trazer esse importante fórum global para a região, pela primeira vez. Espero que o próspero setor agrícola brasileiro inspire nossos jovens, à medida que desenvolverão suas ideias inovadoras para combater a insegurança alimentar e dar seus próximos passos como os futuros líderes nos setores de alimentação e agricultura.”

Parte do Programa de Educação Agrícola da Bayer, esta edição do Youth Ag Summit será realizada em parceria com a Nuffield e o Inter-American Institute for Cooperation on Agriculture (IICA). Para saber mais a respeito do programa e conhecer os jovens que querem mudar o mundo e alimentar milhões de pessoas de forma saudável e sustentável, acesse o site do fórum e assista ao vídeo abaixo.