Home > Mundo Agro > Impulso Bayer e Orbia: ainda mais perto do produtor rural
Mundo Agro

Impulso Bayer e Orbia: ainda mais perto do produtor rural

Bayer lança um novo programa de relacionamento com os agricultores em uma plataforma que oferece um modelo inédito de marketplace

18.11.2019 - Por Bayer Jovens

Impulso Bayer e Orbia: em breve, esses termos farão parte da rotina dos produtores rurais brasileiros que acompanham as transformações digitais e sabem que a fidelidade a uma marca pode resultar em benefícios tangíveis. As duas iniciativas representam uma evolução da Rede AgroServices, que, com uma grande base de parceiros, permite a troca de pontos por produtos ou serviços de assessoria técnica e consultoria especializada, com inúmeros ganhos para o agricultor.

Para aperfeiçoar a plataforma e oferecer um modelo digital ainda mais ágil e dinâmico, que enriquecerá a experiência de consumo dos produtores, foi criado o Impulso Bayer, o novo programa de relacionamento da empresa. Como ocorre com os programas de milhagens das companhias aéreas, a cada compra de um produto da marca o cliente ganha pontos que valerão produtos e serviços na Orbia.

Em comparação com a Rede Agroservices, na prática, o novo sistema terá um alcance inédito que será facilmente percebido pelo produtor, com mais diálogo, interação, novas vantagens e tecnologias. Entre outras novidades, o programa prevê a classificação dos clientes por meio de estrelas, de acordo com o nível de relacionamento mantido com a Bayer. As estrelas proporcionarão acesso a experiências exclusivas, como atendimento personalizado online, participação em eventos do agronegócio e até mesmo viagens para destinos internacionais.

Gerhard Bohne, presidente da Divisão Agrícola da Bayer, disse que entre as razões que levaram a companhia a investir neste novo modelo de negócio estão o uso mais amplo dos recursos da internet, a chegada das gerações mais jovens que vêm assumindo os negócios da família no campo e a necessidade de levar o ambiente de compras online para os produtores e distribuidores da companhia: “O novo cenário vai ao encontro da tendência atual, na qual vemos clientes que compram em lojas físicas e virtuais, além de participarem de programas de fidelização. A ideia desse formato é trazer mais benefícios para o agricultor”, explicou Bohne.

Thiago Junqueira, diretor de Experiência do Cliente da Divisão Crop Science, lembrou que as iniciativas também vão ampliar a discussão de temas importantes para o agronegócio, como sustentabilidade, inovação e transformação digital: “Queremos inspirar e impulsionar os agricultores para o futuro por meio de experiências exclusivas. Com a proposta, vamos oferecer algo inovador ao produtor em um programa de relacionamento inédito no mercado”.

A plataforma Orbia foi criada a partir de uma joint venture em parceria com a Bravium, para combinar marketplace - plataforma, mediada por uma empresa, em que vários fornecedores se inscrevem e vendem seus produtos - de fidelidade, commodities (produtos que funcionam como matéria-prima, produzidos em escala e que podem ser estocados sem perda de qualidade) e insumos. O programa de coalizão já nasceu com um catálogo com mais de 700 produtos e serviços, além de uma base com 140 mil produtores engajados, o equivalente a 65% da área plantada no Brasil. Com os pontos acumulados, o produtor poderá receber de celulares e tablets até softwares, consultorias e análises laboratoriais; de aparelhos de TV e ferramentas até assessoria agronômica e de sustentabilidade, cursos e treinamentos, auditorias e certificações.

A Orbia também oferecerá uma plataforma para a venda de insumos, no qual distribuidores e cooperativas poderão comercializar seu portfólio, assim como um canal de compra e venda de commodities para transações diretas, com acesso mais fácil à oferta de crédito, entre várias outras soluções de interesse do produtor rural. “A Bayer vem investindo continuamente em soluções digitais, assim como tem focado em pesquisa e desenvolvimento para novos produtos há mais de um século. As ferramentas digitais transformaram muitos setores e estamos apenas na superfície da importância delas para a agricultura", acrescentou Gerhard Bohne.