Home > Acontece na Bayer > Ideias premiadas
Acontece na Bayer

Ideias premiadas

Confira o que rolou na edição 2016 do programa de aceleração da Bayer voltado para startups digitais de saúde de todo o mundo e veja como participar

18.05.2017 - Por Bayer Jovens

A saúde digital se tornou um tema fundamental. Softwares e dispositivos digitais inovadores são ferramentas importantes para apoiar no diagnóstico e no tratamento de doenças, além de um incentivo para levar um estilo de vida saudável. Em muitos casos, eles são desenvolvidos por startups em todo o mundo, combinando criatividade e expertise digital.

O programa Grants4Apps Accelerator (G4A) surgiu exatamente com o objetivo de impulsionar a inovação no campo da saúde e apoiar o desenvolvimento de tecnologias digitais concebidas para beneficiar pacientes, médicos e consumidores. Desde o lançamento, o Bayer Grants4Apps já recebeu mais de mil inscrições. Neste período, aproximadamente 50 startups receberam subsídios e 14 já participaram do programa de aceleração, sendo mais de 70 países envolvidos e que apresentaram soluções inovadoras para o setor.

Conheça a história das quatro startups vencedoras do Grants4Apps 2016, selecionadas entre um total de 408 equipes de 66 países ao redor do mundo. Os times da Hungria, Coreia do Sul, Alemanha e Gana foram orientados por mentores da Bayer e coaches externos ao longo de cem dias no Campus da Bayer, em Berlim, onde trabalharam em seus projetos. Ao fim, apresentaram suas ideias e protótipos de negócios inovadores para uma plateia de investidores e cerca de 400 convidados.

"Tivemos mais de 100 colegas da Bayer interagindo com as startups, que foram muito maduras e inspiradoras em 2016. Já começamos a colaborar com algumas delas”, resumiu o Gerente do Programa Jesus del Valle. "Criamos comunidades de Saúde Digital em vários países, e somos a primeira empresa farmacêutica a fazer isto. Estou muito orgulhoso de nossos colegas. Amo meu trabalho!”

A Oasis Websoft com Reinhard Franzen, Head de
Operações Comerciais para a EMEA, Divisão
Pharmaceuticals

Mais de quatro fluxos de renda

“No início, logo que chegamos na Grants4Apps, não tínhamos um modelo de negócio sólido para sustentar nosso produto Bisa, que conecta pessoas na África a médicos”, lembrou Raindolf Owusu, CEO da Oasis Websoft. “Hoje, temos mais de quatro fluxos de renda que nos dão sustentabilidade em nosso objetivo de conectar nossos usuários a médicos e a informações sobre saúde. Na aceleradora, durante os três meses, estivemos em contato com potenciais parceiros. Por fim, nossos mentores de negócios, Antonio Payano e Reinhard Franzen, nos deram apoio e orientação a respeito de como escalar nosso projeto, alavancar investimentos de impacto e focar em nosso objetivo principal de abordar a desigualdade no acesso a cuidados de saúde.”

Bisa - que significa “pergunte” no idioma ganês Twi - é um aplicativo móvel que permite aos usuários de smartphones interagirem direta e anonimamente com médicos e inclui opções para chamadas em vídeo. O mentor da Bayer foi Reinhard Franzen, Head de Operações Comerciais para a EMEA, Divisão Pharmaceuticals.

A equipe Turbine, com Gordian Grenda, Head de TI
Business Partner para Marketing Estratégico

Os cem dias mais loucos e mais bem-sucedidos

“Os cem dias da Turbine no Grants4Apps foram os mais loucos e mais bem-sucedidos desde que começamos a pesquisar nossa tecnologia, há seis anos”, comentou Szabolcs Nagy, Diretor de Operações da Turbine. “Nos encontramos com mais de 50 especialistas da Bayer, das áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Comercial, para entendermos como hoje são descobertos medicamentos contra o câncer. Para apoiar o valor e a precisão da tecnologia da Turbine, realizamos dois estudos de validação com a equipe de bioinformática, sob gestão de Bertram Weiss e Henrik Seidel, dimensionando nossa tecnologia com base na experiência deles e em nossos frequentes turnos noturnos no campus da Bayer.”

O objetivo da equipe de oito integrantes por trás da Turbine, de Budapeste, Hungria foi projetar virtualmente terapias de combinação eficazes com inteligência artificial (IA). O mentor da Bayer foi Johannes Schubmehl, Head de Liderança Funcional em TI.

Vital Smith com Antonio Payano, Head de Operações
Comerciais da Pharma África

Relação positiva com os potenciais parceiros

“Ao longo da nossa jornada na aceleradora, pudemos utilizar todos os recursos que a Bayer tinha a oferecer”, disse Kay Kim, head de Comunicações da Vital Smith. “Conseguimos aprender e editar protocolos clínicos por meio de especialistas da Bayer enquanto, ao mesmo tempo, identificamos os elementos-chave que são cruciais para a execução de um ensaio clínico bem-sucedido. Também pudemos entrar em contato com a divisão Consumer Health e mantivemos uma relação positiva com potenciais parceiros. Obrigado por tudo!”

A equipe de cinco integrantes de Seul (Coreia do Sul), está trabalhando com um novo tipo de teste digital de ovulação - “B bless”. O mentor da Bayer foi Sebastian Guth, Head de Marketing Estratégico, Divisão Pharmaceuticals.

A equipe Xbird com Stephanie Heldner,
Excelência em Negócios & MSL

Conheci pessoas extraordinariamente inteligentes

“Aprendemos muito a respeito dos mecanismos internos de um player global na área farmacêutica e sobre como trabalharmos juntos”, disse Sebastian Sujka, CEO da Xbird. “Aprendemos como ensaios clínicos são criados e executados e como aplicar validação em nossa tecnologia para torná-la relevante para a Bayer. Também conhecemos muitas pessoas extraordinariamente inteligentes e pessoas que querem levar a digitalização ao próximo nível na Bayer. Encontramos muita vontade de ajudar, muito interesse e muita ajuda prática. Obrigado a todos com quem conversamos, os parceiros em Leverkusen com quem realizaremos testes, ao nosso mentor Mike Devoy e, especialmente, à equipe G4A pelo incrível apoio!”

Com oito integrantes de Berlim, Alemanha, a Xbird quer levar o engajamento de pacientes ao próximo nível ao desenvolver um aplicativo móvel que traduz comportamentos em fatores de risco para doenças específicas. O mentor da Bayer foi Mike Devoy, Head de Assuntos Médicos e Farmacovigilância, Divisão Pharmaceuticals.

Inscrições abertas

Se você ficou com vontade de fazer parte da iniciativa, não pode perder a oportunidade de inscrever um projeto no programa. Os vencedores ganharão subsídio de 50 mil euros, coaching e estada no escritório da empresa em Berlim. As inscrições para o Grants4Apps 2017 vão até o dia 31 de maio de 2017.