Home > Mosaico > É hora de valorizar os voluntários!
Mosaico

É hora de valorizar os voluntários!

Com o propósito de ajudar ao próximo, eles trabalham em projetos sem fins lucrativos e impulsionam mudanças sociais.

04.12.2019 - Por Bayer Jovens

Muitas pessoas decidem trabalhar sem receberem remuneração. O benefício vem em forma de sorrisos e palavras de gratidão. Os voluntários em projetos sociais e organizações sem fins lucrativos dedicam tempo e carinho para realizar as mais diversas atividades, pensando somente em algo que o dinheiro não compra: propósito.

Ajudar ao próximo é uma missão nobre que merece ser comemorada. No Dia Internacional do Voluntariado, em 5 de dezembro, a Bayer celebra a iniciativa dos voluntários, realizando uma grande festa na sua sede localizada em São Paulo. Serão anunciados os vencedores da competição Liga Voluntária, um projeto que desde maio de 2019 está engajando 231 colaboradores da companhia, distribuídos em 30 ligas competidoras de 13 unidades da Bayer Brasil.

A missão dos participantes é criar ações de apoio para várias instituições brasileiras, com foco em desenvolvimento social sustentável. As ações são avaliadas por colaboradores do Grupo de Voluntariado Bayer, que formam o Comitê da Justiça. O grupo vai julgar quais são as ações de maior impacto e relevância social e comunitária. As três ligas vencedoras vão receber prêmios em dinheiro, que serão doados às respectivas entidades apoiadas.

No dia 5 de dezembro, haverá também outras atividades especiais para exaltar as ações de voluntariado da Bayer, bem como a distribuição de brindes exclusivos aos participantes. O evento seguirá os mesmos moldes de outra data importante, comemorada na Bayer em 28 de agosto, que é o Dia Nacional do Voluntariado (DNV), criado pela lei brasileira nº 7.352/1985.

Voluntariado na Bayer

A Bayer incentiva e apoia vários projetos comunitários como, por exemplo, o Bayer Social Academy. Neste projeto, iniciado em 2018, colaboradores da Bayer cumprem papel de professores, ministrando aulas voluntárias de informática, idiomas, ciências, nutrição e finanças para prestadores de serviço da Bayer, com carga horária de 16 horas.

Outra iniciativa interessante é o projeto Papel, Caneta e Ação, com foco em educação. Os participantes trocam correspondências com estudantes do ensino fundamental e doam livros para escolas estaduais ligadas ao projeto, com o objetivo de incentivar a leitura e a escrita. A iniciativa da Bayer, criada em 2017, conta com 349 voluntários.

Solidariedade em números

De acordo com dados do IBGE, 7,2 milhões de pessoas são voluntárias no Brasil, sendo que 79,9% desse total atuam em instituições como congregações religiosas, sindicatos, condomínios, partidos políticos, escolas, hospitais ou asilos. O total de voluntários representou 4,3% da população com 14 anos ou mais, com dedicação média de 6,5 horas semanais.

Segundo o levantamento do IBGE, as mulheres costumam se engajar mais nas ações de voluntariado, especialmente aquelas com idade superior a 50 anos. “Pela questão cultural, a presença feminina é maior. Pessoas mais velhas, pelo maior tempo disponível e pela maior experiência de vida, se envolvem mais”, afirmou a analista do IBGE, Maria Lúcia Vieira.

Estender a mão para ajudar um desconhecido é uma ação valorizada em todo o mundo, mas existem diferentes formas de ajudar. Quem não consegue trabalhar voluntariamente, dedicando horas, opta por doar dinheiro. Independentemente da forma de ajuda, a ação dos doadores gera um grande impacto social. De acordo com o World Giving Index 2019, conhecido como Índice Mundial da Solidariedade, mais de 2,5 bilhões de pessoas ajudaram um desconhecido na última década, o que representa 48% da população global. Cerca de um em cada cinco adultos fizeram trabalho voluntário no mundo.

Os Estados Unidos são o país mais generoso da década, ocupando o primeiro lugar no ranking de solidariedade, enquanto que o Brasil ficou na 74ª posição. O World Giving Index 2019 é um estudo global de 10 anos sobre a cultura de doar, realizado com 1,3 milhão de pessoas em 126 países.

Quer ajudar e não sabe como? Confira o Descubra sua Causa, um divertido teste online que orienta sobre a sua vocação para o voluntariado e lista instituições de todo o Brasil, criado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS). A Bayer parabeniza os voluntários brasileiros. Quem vivencia a experiência de ajudar ao próximo faz a diferença no mundo e melhora a vida de todos.

Bayer Jovens