Home > Acontece na Bayer > Educação virtual
Acontece na Bayer

Educação virtual

Bayer lança site com orientações sobre riscos e benefícios, além de informações sobre as etapas de pesquisa, desenvolvimento e avaliação de medicamentos

16.12.2016 - Por Bayer Jovens

Criado com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas de pacientes quanto ao uso de medicações e ajudá-los a tomar decisões de forma esclarecida, o site www.pacientes.bayer.com.br já está disponível para os brasileiros. O País foi o primeiro a desenvolver o projeto em língua nativa após a matriz, na Alemanha. “É fundamental oferecer informações seguras e de qualidade para a população quanto ao uso de medicamentos”, afirma Paulo Pereira, Diretor de Comunicação Corporativa da Bayer Brasil. Segundo o executivo, mesmo quando prescritos por um médico, a administração causa muitas dúvidas nos pacientes.

Questões como dosagem, o que fazer diante de efeitos colaterais e interação com outros medicamentos são bastante comuns e podem ser esclarecidas no site. O canal ainda orienta como interpretar os dados presentes na bula e disponibiliza informações de forma bastante interativa. Lá, é possível encontrar ilustrações, textos e vídeos sobre o processo de desenvolvimento de um novo medicamento, as etapas para a descoberta de substâncias ativas, as fases de testes realizadas para comprovar eficácia e tolerabilidade de novos medicamentos e até os mecanismos usados para garantir segurança aos pacientes.

O site ainda aborda o perigoso mercado de medicamentos falsificados. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% de todos os produtos fabricados no mundo são falsos. O trabalho da área de Farmacovigilância também é abordado pelo site. A área é responsável pela supervisão dos perfis de risco e benefícios dos produtos médicos ao longo de seu ciclo de vida e por seu monitoramento mesmo após sua aprovação pelas agências reguladoras, garantindo a segurança para os consumidores.

Amigo da memória (box)
É comum sair de uma consulta e perceber que esqueceu de contar algo importante para o médico. Para evitar esse tipo de problema, o site disponibiliza um checklist com possíveis dúvidas e informações pessoais que podem ser compartilhadas pelo paciente. A lista é preenchida virtualmente em um ambiente seguro e pode ser impressa ou enviada para o e-mail do paciente.

Bayer Jovens