Home > Ciência > Melhorando Vidas > Cuide da saúde com o poder das vitaminas
Melhorando Vidas

Cuide da saúde com o poder das vitaminas

A vitamina C é um dos nutrientes mais valorizados para combater os radicais livres, prevenir doenças e melhorar a aparência da pele.

22.01.2020 - Por Bayer Jovens

Muita gente comemorou as festas de fim de ano desejando especialmente saúde para o ano novo. Porém, em vez de contar com a boa sorte, saiba que a sua saúde em 2020 depende de bons de hábitos. A adoção de uma dieta balanceada, rica em vitaminas, fibras e sais minerais é capaz de deixar o seu organismo mais forte e preparado para afastar doenças.

Cuide da saúde com o poder das vitaminas

O ácido ascórbico, mais conhecido como vitamina C, está entre os nutrientes mais populares e valorizados em uma alimentação saudável. Essa vitamina dá uma força extra ao organismo, pois tem como função estimular as células de defesa, fortalecendo o sistema imunológico. Por esse motivo, a tradição de se recomendar chá de limão com mel e outras soluções similares para combater gripes e resfriados vai muito além de um simples conselho de vovó. Incluir alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja e tangerina no cardápio realmente faz a diferença.

A vitamina D também é uma aliada do sistema imunológico. De acordo com a Bayer, ela pode reduzir em 12% o risco de infecções agudas do trato respiratório. Além disso, fortalece os ossos e previne o envelhecimento precoce. Outro nutriente que se destaca é o zinco, um mineral que favorece a multiplicação das células de defesa do organismo. A ingestão de vitamina C, D e zinco pode atenuar os males respiratórios e manter o sistema imunológico saudável durante todo o ano.

Embora gripes e resfriados sejam mais comuns no inverno, o cuidado com a saúde desde o início do ano já prepara o corpo para encarar todas as estações e também pode prevenir as crises alérgicas. Leia mais sobre esse tema no artigo Gripe e resfriado: como sofrer menos. Ciente disso, a Bayer oferece o Redoxon® Tripla Ação, produto de fórmula avançada, com a composição ideal das vitaminas C, D e zinco para apoiar e modular as funções imunológicas. A suplementação vitamínica comprovadamente impulsiona as defesas do corpo, e reduz a severidade e a duração dos sintomas de gripes e resfriados.

A vitamina C também é uma aliada das pessoas que precisam valorizar outros nutrientes na alimentação. Ela tem influência no intestino e aumenta a absorção de ferro, por exemplo. Consumir carnes ou grãos ricos em ferro em combinação com sucos cítricos costuma ser uma união nutricional poderosa para evitar a anemia. Além disso, a vitamina C é um potente antioxidante que previne o envelhecimento precoce. De acordo com informações do educador físico Marcio Atalla, ela cumpre outras funções importantes, como ajudar na cicatrização de feridas e promover a saúde da gengiva. Por retardar o envelhecimento do organismo, a vitamina C até mesmo pode reduzir os riscos de doenças coronárias e alguns tipos de câncer.

Vitamina essencial

A vitamina C combate os radicais livres, agentes com ação nociva no organismo, que causam envelhecimento e provocam doenças crônicas ou degenerativas. O nutriente ajuda a manter a saúde da visão e traz melhorias especialmente para a pele. Quem deseja apostar nessa potente vitamina pode incrementar a alimentação com frutas e verduras ricas em vitamina C, como acerola, caju, brócolis, kiwi, abacaxi, goiaba e pimentão-vermelho. Um alimento curinga para a dieta é o tomate, que, além da vitamina C, também oferece vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, fibras, proteína e antioxidantes como ômega 3 e ômega 6. Mais informações em Tomate: bem mais do que parece.

Contudo, é importante ficar atento ao preparo e consumir os alimentos in natura e sucos dentro do prazo de validade, porque as vitaminas oxidam quando entram em contato com o oxigênio e a luz. De acordo com um estudo da Embrapa, por exemplo, quando o suco de laranja fica exposto por seis horas em temperatura ambiente, o suco perde cerca de 22% do teor inicial de vitamina C.

Bayer Jovens