Home > Mundo Agro > Conta mais um causo, Seu Mané
Mundo Agro

Conta mais um causo, Seu Mané

Conheça os personagens de uma surpreendente história de sucesso que chega a 100 milhões de visualizações no YouTube

06.11.2018 - Por Bayer Jovens

Sítio Serraria é o nome de uma pequena comunidade rural no sertão do Rio Grande do Norte, onde vivem cerca de 30 famílias dedicadas à agricultura familiar e dependentes dos programas sociais do governo. Foi lá que surgiu o Humorista da Serraria Ofc, o novo fenômeno da internet, uma turma engraçada comandada pelo Seu Mané, criador de um canal no YouTube no qual é protagnoista e que na primeira semana de agosto já havia superado a marca de 100 milhões de visualizações, apenas sete meses depois do lançamento.

Imagem de um dos vídeos: a partir da esquerda, Joaquim, Seu Mané e Seu AntônioImagem de um dos vídeos: a partir da esquerda, Joaquim, Seu Mané e Seu Antônio

Seu Mané é Francisco Valdo de Oliveira, 55 anos, que tem uma pequena roça de milho e feijão e sempre foi o contador de história “oficial” do povoado, e os outros personagens são parentes ou amigos. Seu Antônio, por exemplo, que vive sendo enganado pelo Seu Mané, é interpretado pelo primo Arnaldo Antunes de Oliveira, e outro parente, Vitor Cesar de Oliveira, de 12 anos, é Joaquim. Os vídeos são gravados pelo primo Francisco Itamar de Oliveira, em um celular sem muitos recursos.

Tudo é muito simples e espontâneo, e talvez isso seja parte do que explica o sucesso do grupo, que já foi tema até mesmo de uma reportagem da versão brasileira da rede de comunicação britânica BBC. O cenário também é um retrato fiel da vida de boa parte da imensa população do sertão nordestino, com ruas de terra, casas humildes e quase nenhum serviço público. A inspiração óbvia é o humorista paulista Amácio Mazzaropi, famoso entre as décadas de 50 e 70 por produzir uma série de filmes em que interpretava o mesmo tipo, o caipira ingênuo, sempre metido em aventuras com final feliz.

Valdo pode até ser uma espécie de versão nordestina de Mazzaropi, mas o certo é que, para surpresa dele mesmo, Seu Mané e os amigos caíram no gosto do público de todo o país, a julgar pelos comentários publicados. E se a marca de 100 milhões de visualizações em tão pouco tempo já é impressionante, ainda mais espantosos são outros detalhes da origem do canal e das pessoas envolvidas.

Para começar, um ano atrás simplesmente não havia acesso à internet no Sítio Serraria, que ganhou energia elétrica há não muito tempo, e ninguém nunca tinha ouvido falar em YouTube. Assim que teve acesso a um celular, em 2017, Valdo gravou um vídeo, que compartilhou com seu pequeno grupo de amigos. Quando a internet chegou, ele logo percebeu o potencial da rede e, com a ajuda do primo Itamar, o cinegrafista, lançou uma “vaquinha” para comprar um smartphone melhor e gravar outras histórias.

Valdo só ficou três anos na escola, assim como a maioria dos outros “primos”, que ainda crianças tiveram de parar de estudar para trabalhar na roça. É essa realidade – e as maneiras de driblar os problemas – que eles querem mostrar nos vídeos. “Tento transmitir a vida sofrida do povo nordestino e transformar tristeza em alegria, sofrimento em humor, em coisa boa para o povo”, disse Valdo à BBC.

Com o estrondoso sucesso, espera-se que agora a brincadeira comece a render dinheiro de verdade, depois que o YouTube autorizou, em julho, a monetização do canal, ou seja, a comercialização de anúncios pagos. À repórter da BBC, Valdo disse que nem faz ideia do que podem ganhar, nem como: “Eu não sei dizer o quanto vai vir e não sei se pagam em real ou em dólar. Mas quando a gente receber vamos repartir entre a turma e comprar um equipamento melhor, que não pegue o ruído do vento forte do Rio Grande do Norte, que atrapalha muito as gravações” – esse é o espírito, sempre.

Assista abaixo a um dos vídeos do Humorista da Serraria Ofc (esse “Ofc” quer dizer “oficial”, para distinguir das imitações que logo surgiram) e confira aqui o conteúdo completo do canal.

Publicado em Mundo Agro
Tags: