Home > Ciência > Melhorando Vidas > Conservação da água é um dos temas mais importantes da atualidade
Melhorando Vidas

Conservação da água é um dos temas mais importantes da atualidade

No Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Bayer celebra ações de preservação dos recursos hídricos, redução de desperdícios e combate à poluição

19.03.2020 - Por Bayer Jovens

A água é um tesouro da natureza, essencial para a existência de vida no planeta Terra. Ela tem um papel muito especial para os seres humanos, representando cerca de 60% da composição de um corpo adulto. Não à toa, os especialistas associam o consumo de água com uma vida saudável. Leia mais: água - o elixir da boa saúde no verão.

Todas as células são compostas por água e todos os processos biológicos dependem deste recurso essencial para o seu pleno funcionamento. A água que move moinhos, mata a sede de humanos e animais, irriga as plantas, gera energia elétrica em inúmeras usinas e se faz tão presente em rios, lagoas, mares e oceanos precisa ser mais valorizada. No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a comemoração visa conscientizar sobre a importância da água e medidas de preservação.

O Brasil ocupa papel de destaque por suas águas, possuindo cerca de 12% do volume de água doce disponível no mundo. Mas isso não significa que a população pode ostentar essa qualidade e descuidar da preservação da água. Consumir de forma consciente, combater desperdícios e reduzir a poluição das águas deve ser uma preocupação fundamental em qualquer localidade. A Bayer colabora para essa missão, assumindo o compromisso de contribuir para a proteção dos recursos hídricos em prol do desenvolvimento sustentável.

Gestão de águas

No Brasil, a Bayer conduz inúmeras iniciativas de Gestão de Águas, com destaque para a Estação de Tratamento de Águas Subterrâneas localizada na unidade da Bayer em São Paulo. Implantada em 2012, a estação consegue tratar a água do lençol freático situado embaixo da sede da empresa no Brasil. Essa água tratada é retirada por meio de poços e direcionada para uso em toaletes, vestiários e outras áreas da unidade.

No Rio de Janeiro, a empresa conduz importantes projetos de reuso de água nas unidades industriais, economizando cerca de 65 mil metros cúbicos de água potável por mês. Em sete anos, a Bayer já deixou de consumir quase 4 bilhões de litros de água potável fornecida na região. Há também outras iniciativas visando reduzir o consumo de água nas fábricas da Bayer, tratamento de efluentes e até mesmo modificações nos vasos sanitários para economizar água na descarga.

Um projeto premiado da Bayer conseguiu captar água das chuvas para utilização nas fábricas de Camaçari (BA) e Uberlândia (MG) e conquistou resultados muito positivos. Como exemplo, somente na Bahia, a iniciativa economizou mais de R$ 2,5 milhões na compra de água e tratamento de efluentes e conseguiu recuperar mais de 600 milhões de litros de água, o equivalente ao abastecimento por mais de um mês. Leia mais: Bayer se destaca no Eco 2018.

Outra aposta da empresa é a conscientização para que a irrigação agrícola seja cada vez mais sustentável. Para tanto, é importante estimular, orientar e apoiar os produtores rurais para que eles melhorem o manejo das plantações e invistam em tecnologias capazes de aperfeiçoar a aplicação de água no campo. A agricultura irrigada é responsável pelo maior uso de água doce no Brasil, representando 46% das retiradas nos corpos hídricos e por 67% do consumo, segundo dados do Atlas Irrigação, desenvolvido pela agência ANA.

A irrigação é louvável para a agricultura, pois o agricultor consegue fornecer água sob medida para que as plantas possam se desenvolver adequadamente. Desse modo, a lavoura não sofre com períodos de seca e consegue produzir melhor. Segundo o levantamento da ANA, a área irrigada no Brasil engloba 6,95 milhões de hectares, mas o potencial de crescimento desse setor é enorme, havendo a perspectiva de atingir 10,09 milhões de hectares irrigados em 2030.

Os agricultores desejam expandir o uso dos sistemas de irrigação mas, para que haja água disponível o suficiente para atender a demanda, esse recurso deve ser racionalizado ao máximo. A meta é aumentar a eficiência da irrigação, por meio da adoção de equipamentos mais modernos e sistemas de monitoramento de aplicação de água.

Volume de água no mundo

  • 70% da superfície do planeta Terra é coberta por água
  • 1,386 bilhões de quilômetros cúbicos de água estão disponíveis no planeta
  • 97,5% do volume total corresponde à água salgada
  • Somente 2,5% do volume é de água doce no mundo

Onde está a água doce?

  • 69% nas geleiras
  • 30% em aquíferos (águas subterrâneas)
  • Apenas 1% de toda a água doce do mundo está nos rios e lagos

Fonte dos dados: Agência Nacional de Águas (ANA) e Brasil das Águas.

Bayer Jovens