Home > Sustentabilidade > Conheça uma solução para valorizar as abelhas e a produção agrícola
Sustentabilidade

Conheça uma solução para valorizar as abelhas e a produção agrícola

Produtores podem ter acesso a um Hotel de Abelhas, estrutura de madeira criada pela Bayer que acolhe e protege polinizadores.

04.08.2020 - Por Bayer Jovens

Você já pensou em hospedar abelhas? A ideia inusitada colabora para a preservação desses insetos polinizadores e traz benefícios para a produção agrícola. Mas como isso é possível? É muito fácil: basta instalar o Hotel de Abelhas desenvolvido pela Bayer em áreas verdes silenciosas, localizadas em propriedades rurais, parques e jardins, por exemplo.

Abrigar abelhas é um gesto simples de grande impacto positivo para o meio ambiente. O hotel desenvolvido pela Bayer é um móvel em formato de favo de mel, fabricado em madeira. A estrutura apresenta orifícios de diferentes espessuras, cuja arquitetura foi projetada especialmente para hospedar diversas espécies de abelhas solitárias. Essas espécies são desapegadas de enxames. Elas costumam viver sozinhas em troncos nas árvores ou perto do solo. Ou seja, o hotel é uma estrutura segura, pois não atrai abelhas com ferrão, que precisam de mais espaço e formam colônias.

Seja amigo das abelhas

Os produtores rurais que investirem na tecnologia podem ser considerados amigos das abelhas. O hotel, além de ser uma proposta inovadora, promove o acolhimento das abelhas de forma prática e simples, sem provocar qualquer alteração na rotina da fazenda.

A boa notícia é que produtores participantes do programa de relacionamento da Bayer podem regatar um Hotel de Abelhas. Há cerca de cinco mil unidades disponíveis gratuitamente para os clientes que conquistarem quatro ou cinco estrelas no programa Impulso Bayer. Os produtores podem resgatar o benefício no site do Impulso Bayer, pagando somente o valor do frete para receber o hotel. O resgate é limitado a uma unidade por CPF cadastrado no programa de relacionamento. Confira a oferta aqui.

O Hotel de Abelhas representa um importante passo para a preservação dos ecossistemas, em sintonia com o conceito de agricultura sustentável. O produtor que resgatar o hotel colaborará para a manutenção da biodiversidade de uma forma diferenciada e surpreendente, criando um habitat seguro para acolher as abelhas na propriedade rural.

O móvel pode ser instalado em qualquer fazenda. A recomendação é que o Hotel de Abelhas seja posicionado em reservas legais ou nas áreas de preservação permanente da propriedade rural, com pelo menos dois quilômetros de distância das lavouras e dos locais movimentados, como estradas rurais e áreas de porteiras.

O Hotel de Abelhas representa uma das ações de sustentabilidade da Bayer. A companhia conduz diversas iniciativas em prol da saúde das abelhas, por meio da plataforma Bee Care, criada em 2011. O objetivo é engajar e apoiar programas e pesquisas científicas que visam a preservação desses insetos. Saiba mais sobre a iniciativa no portal Agro Bayer/Bee Care.

Por que as abelhas são importantes?

Cada abelha visita cerca de seis mil flores por dia. Ao mesmo tempo em que pousam de flor em flor para se alimentar, elas desempenham o importante papel da polinização, o que promove a reprodução de diversas espécies de plantas. Por essa razão, as abelhas são insetos essenciais para a agricultura. Leia também no Bayer Jovens – Bee Care: conheça esse programa de proteção das abelhas.

De acordo com um levantamento sobre polinização da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES), 60% dos 191 cultivos desenvolvidos para a produção de alimentos no Brasil são visitados por polinizadores, em sua maioria abelhas. Além disso, elas são as protagonistas da cadeia apícola, sustentando a fabricação de mel, própolis e produtos derivados. As abelhinhas são essenciais para a natureza e para o agronegócio, e a população está se conscientizando de que é preciso cuidar bem delas.

Bayer Jovens