Home > Acontece na Bayer > Comunicação a favor do campo
Acontece na Bayer

Comunicação a favor do campo

Competição inédita no Brasil irá premiar os melhores projetos de estudantes com soluções para promoção do agronegócio

10.07.2017 - Por Bayer Jovens

A Bayer e a Esalq/USP irão premiar estudantes como parte do 1ª Agrimarketing Competition, concurso inédito que tem como objetivo promover o empreendedorismo e o desenvolvimento do setor agrícola. A iniciativa é uma parceria entre a empresa e o MarkEsalq - grupo de extensão e pesquisa nas áreas de marketing da Esalq/USP, e oferece prêmios de até R$ 3 mil para os melhores projetos. Além da quantia em dinheiro, o primeiro colocado receberá uma consultoria da startup IZAgro para tirar a sua ideia do papel.

Inspirada no evento promovido pela National Agri-Marketing Association (NAMA) - Associação de Marketing Agrícola dos Estados Unidos, que mobiliza as principais universidades do país, a AgriMarketing Competition acontece pela primeira vez no Brasil para estimular o desenvolvimento de conhecimento sobre os assuntos ligados às estratégias de marketing da cadeia produtiva na agroindústria. Poderão participar estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento, organizados em grupos de até seis pessoas, que apresentarem um produto, serviço ou tecnologia que sejam aplicáveis ao agronegócio e à área de alimentos, bem como um plano de inserção no mercado.

De acordo com o professor e coordenador da MarkEsalq Eduardo Spers, o plano de marketing a ser desenvolvido deve dar ênfase ao valor agregado pela diferenciação da solução proposta. “Queremos estimular o desenvolvimento dos conceitos de marketing para o agronegócio nas universidades.” As dez melhores propostas serão selecionadas para participar da etapa final de apresentações, no dia 11 de novembro, no Campus da Esalq/USP, em Piracicaba, no interior de São Paulo.

Além dos cases dos alunos, o evento contará com palestras e profissionais do setor. “A proposta é colocar os alunos em contato direto com profissionais especializados na área e de empresas do setor, além de proporcionar momentos de troca de experiências e networking, para apoiar o aprendizado e desenvolvimento profissional dos alunos”, afirma Spers.

Para Ivan Moreno, diretor de Acesso ao Mercado da Bayer, e um dos integrantes da comissão avaliadora do AgriMarketing, a empresa se orgulha em apoiar iniciativas que estiumulem o desenvolvido da agricultura e a educação para o setor. “Acreditamos no desenvolvimento colaborativo e nos projetos inovadores que podem surgir quando conectamos os diferentes elos da cadeia produtiva, este é um trabalho que já promovemos todos os dias por meio da Rede AgroServices”, afirma.

As equipes interessadas devem se inscrever no site do evento até o dia 13 de outubro. Os estudantes que não forem aprovados na primeira etapa poderão comparecer à etapa final de apresentações dos cases e palestras. A participação como ouvinte é gratuita, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.