Home > Saúde > Como cuidar da sua pele no verão
Saúde

Como cuidar da sua pele no verão

A estação mais quente do ano é sinônimo de férias, diversão e dias ensolarados, mas saiba que sua pele precisará de uma dose extra de cuidado e proteção

29.11.2019 - Por Bayer Jovens

Calor, sol, praia, piscina, passeios ao ar livre, roupas leves, dias iluminados: como não gostar da época mais quente do ano, que também é sinônimo de férias e viagens? O verão brasileiro começa no próximo dia 22 de dezembro e vai até 20 de março do ano seguinte, 2020, e nesses três meses uma coisa é certa: quaisquer que sejam seus planos para a estação, você precisará ter atenção redobrada com a sua pele.

Não é difícil entender por que esse alerta é mais do que justificado. Para começar, exposição solar em excesso significa aumento da intensidade da radiação ultravioleta, que pode fazer muito mal à pele, de queimaduras, micoses e ressecamento até alguns tipos de câncer. Além disso, a pele funciona como uma barreira protetora do corpo e é sensível a agentes agressores como o sal do mar, o cloro da piscina e a areia da praia.

Os lábios compõem um capítulo especial na relação de cuidados a serem adotados no verão, pois podem ficar ressecados e perder a cor e o brilho. O sal da água do mar, o cloro da piscina, o vento e os raios solares podem romper a barreira de hidratação dos lábios e da pele que fica ao redor da boca, causando ressecamento e envelhecimento precoce. Para se defender desses agentes agressores é indispensável o uso de um protetor contra raios UVA — indicado pelo PPD (Persistent Pigment Darkening: fator de proteção contra os raios UVA) — e UVB (indicado pelo fator de proteção solar, ou FPS), de preferência um que tenha ação hidratante e contenha ingredientes nutritivos como a vitamina E, como o Bepantol® Derma Protetor Labial Diário, em formato de bastão.

Por isso, o melhor é aproveitar tudo o que o verão tem de bom, sem abusar do sol e adotando uma rotina de cuidados simples, para que sua pele e seus lábios se mantenham bonitos e saudáveis. Quer saber como? Confira estas cinco dicas.

  • Abuse do filtro solar
    Intensifique o uso do protetor solar, mesmo nos dias nublados. Use-o diariamente, com generosidade, independentemente da cor da pele e da atividade a ser feita — trabalho ou lazer — e de preferência com FPS 30 ou superior. Certifique-se de que o produto escolhido traz proteção contra os raios UVA e UVB. Para atividades ao ar livre, aplique o produto uniformemente em todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés, 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele possa absorvê-lo. E reaplique o filtro solar pelo menos a cada duas horas – ou até em menos tempo, caso transpire muito ou entre na água. Opte por produtos específicos para a pele do corpo e do rosto, que têm fórmulas diferentes. No rosto, aplique o protetor depois do hidratante facial.
  • Hidrate a pele diariamente
    Vento, sol e água do mar e da piscina agridem a pele, tornando-a ressecada e sem frescor. Em alguns casos, há risco de feridas e rachaduras. Não importa se a pele é normal, seca, mista ou oleosa: em qualquer caso é necessário um bom hidratante para ajudar a manter a quantidade adequada de água. Para proteger a pele do rosto, a Bayer lançou neste ano o Bepantol® Derma Toque Seco, um hidratante oil free que tem como principal ingrediente a pró-vitamina B5 (dexpantenol), que promove hidratação intensa e regeneração profunda.
  • Beba muita água
    A hidratação também acontece de dentro para fora. Por isso beba muita água. Além disso, beba água de coco e sucos de frutas naturais, de preferência sem açúcar e com baixo índice calórico.
  • Invista em roupas de algodão e em acessórios
    Além de macias e leves, as roupas feitas de algodão deixam a pele respirar melhor e reduzem a sensação de calor. O algodão também bloqueia grande parte da radiação ultravioleta, mais do que os tecidos sintéticos como o náilon, que bloqueiam apenas 30% dos raios UV, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia . E não se esqueça de usar bonés ou chapéus de abas largas, de algodão, e óculos escuros com lentes próprias para proteção UV, que previnem lesões. Na piscina ou na praia, evite a exposição solar entre as 11 e as 17 horas e escolha, sempre, guarda-sóis de algodão ou lona.
  • Encare o banho frio
    Não é só a exposição exagerada ao sol e à água do mar e da piscina que desidrata a pele. Banhos muitos quentes também são prejudiciais, pois retiram a camada natural de hidratação. O ideal é usar sempre água fria ou morna.

E saiba que o seu pet também precisa de cuidados especiais durante os dias quentes da estação que se aproxima. Saiba como proteger a saúde deles na matéria ”Os cuidados que o verão exige”, publicada aqui em Bayer Jovens.

Publicado em Saúde