Home > Saúde > Como cuidar da saúde mental
Saúde

Como cuidar da saúde mental

Colaboradores da Bayer têm à disposição iniciativas que ajudam a manter a saúde e o bem-estar.

21.10.2019 - Por Bayer Jovens

Valorizar o ser humano na sua plenitude, considerando o bem-estar físico, mental e social dos seus colaboradores é uma das premissas da Bayer. Por isso, estimula que seus profissionais mantenham uma vida saudável e se desenvolvam de maneira plena e integrada.

Neste contexto, os cuidados com a saúde mental tem sido uma das prioridades da Bayer nos programas de qualidade de vida da companhia indo ao encontro dos diversos estudos reunidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que mostram o crescente número de pessoas com depressão e outros distúrbios relacionados.

Os dados chamam cada vez mais a atenção dos governos e dos especialistas em saúde, principalmente neste mês de outubro, que celebra o Dia Mundial da Saúde Mental. A data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental para destacar a importância do problema e combater o preconceito e o estigma que ainda predominam na maioria das sociedades, quando se trata de aspectos psicológicos.

Além de estimular essa reflexão, a existência da data chama atenção para a necessidade de diagnóstico rápido e tratamento adequado. No caso de problemas como depressão, ansiedade, fobia, transtorno obsessivo-compulsivo, estresse pós-traumático e ataques de pânico, o tratamento é individualizado e personalizado, de acordo com as características de cada pessoa e da doença a ser tratada. Geralmente combina terapia e medicamento e, em casos mais graves, recorre à eletroconvulsoterapia - provocação de alterações na atividade elétrica do cérebro induzidas por meio de passagem de corrente elétrica, sob condição de anestesia geral - ainda restrita ao ambiente de pesquisa.

A genética pode contribuir para o desenvolvimento de distúrbios psiquiátricos, assim como fatores externos e estressantes como desemprego, luto e trauma psicológico. Doenças cardiovasculares, por exemplo, podem levar a quadros de depressão. Uma rotina de trabalho estressante, como a de médicos, agentes de segurança e controladores de voo, é outra causa de transtornos mentais, como a síndrome de burnout.

Em alguns casos, é possível prevenir as doenças mentais, e há várias maneiras de fazer isso. Por exemplo, compartilhar as dificuldades do dia a dia com alguém confiável pode ser uma delas. Mas não basta isso, e o autocuidado também deve ser adotado como uma prática regular. Ter um hobbie e se dedicar a ele garante uma boa dose de prazer e relaxamento, assim como a atividade física regular e a alimentação saudável e equilibrada, com frutas, verduras, legumes, oleaginosas e diferentes tipos de peixe – ou seja, comida não industrializada, aquela feita em casa.

As empresas também já adotam medidas capazes de colaborar para o bem-estar geral de seus funcionários, a fim de evitar o estresse e a tensão que tantos danos causam à produtividade e à eficiência dos profissionais. A Bayer encontrou diversas formas para apoiar seus times a manter uma vida saudável de forma holística e integrada, com seus programas de qualidade de vida e com ações voltadas para a saúde física, mental e financeira dos colaboradores. Conheça algumas voltadas para a saúde mental:

  • Mindfulness
    A empresa oferece semanalmente sessões-pílula de mindfulness e ainda põe à disposição uma consultoria com um programa completo da prática de atenção plena para quem quiser aprender as diversas técnicas com mais profundidade.
  • Conte Comigo
    Os colaboradores e seus dependentes têm um canal de assistência psicológica, social, jurídica e financeira, aberto 24 horas por dia e 100% confidencial, com profissionais à disposição para orientar na solução de diversos conflitos que prejudicam o dia a dia.
  • Consultas com psicólogos
    Os colaboradores e seus dependentes têm um canal de assistência psicológica, social, jurídica e financeira, aberto 24 horas por dia e 100% confidencial, com profissionais à disposição para orientar na solução de diversos conflitos que prejudicam o dia a dia.
  • Palestras e eventos
    Periodicamente, a Bayer promove ações extras como eventos e palestras de especialistas no tema.
  • Atividade física
    O exercício físico regular contribui para a redução do estresse, e a empresa oferece opções como o Clube Bayer, com espaço para esportes e academia, e o Gympass, que permite que o colaborador possa praticar várias modalidades em estabelecimentos conveniados.
  • Outros benefícios
    Às vezes, ideias que não parecem tão importantes acabam tendo efeitos surpreendentes. Nessa linha, a Bayer oferece alternativas como o home office uma vez por semana, quando o colaborar pode trabalhar em casa, e o flex office, que proporciona um horário móvel de entrada. Outra boa ideia é a short Friday, que libera os colaboradores mais cedo às sextas-feiras e em vésperas de feriados prolongados.

Tudo isso, somado, tem o poder de reduzir o estresse e colaborar para manter a saúde mental. Como diz a letra genial do compositor Walter Franco, “tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo”.

Bayer Jovens