Home > Carreira > Como brilhar nas reuniões
Carreira

Como brilhar nas reuniões

Quer se destacar e causar boa impressão na empresa? Confira dicas práticas e essenciais para se sobressair em reuniões com chefes e colegas

05.07.2018 - Por Bayer Jovens

Reuniões de trabalho são uma boa oportunidade para marcar presença e mostrar o quanto você se importa com a empresa e como está envolvido nos negócios e em seu crescimento profissional. Por isso é importante que você se prepare da maneira mais adequada possível, para não cometer erros, causar boa impressão e conquistar o respeito e a admiração de colegas e chefes.

Como brilhar nas reuniões

A sorte é que não faltam especialistas dedicados ao tema, a fim de ajudar você a brilhar nessas ocasiões. Confira a seguir algumas dicas simples que podem ajudá-lo a se destacar de forma positiva nessas reuniões.

  • Prepare-se com antecedência
    Estude bem os temas que serão abordados na reunião para que possa fazer observações relevantes, com mais segurança. Reúna informações e dados para defender seus argumentos, caso seja desafiado a explicar melhor suas posições. Conhecer cases variados de grandes empresas, relacionados ou não ao negócio da companhia em que trabalha, também pode ajudar a “pensar fora da caixa” na hora de apresentar soluções ou montar estratégias.
  • Não tente assumir o comando
    Cuidado para não dominar a reunião e, com isso, passar uma imagem prepotente e negativa. Faça intervenções ponderadas sempre que tiver algo relevante para dizer, mas respeite o tempo e as falas dos colegas. Ao intervir, seja educado e certifique-se de que todos compreendem suas colocações.
  • Seja claro
    Ao assumir a palavra, tente não complicar. Exponha suas ideias de forma resumida, objetiva e construtiva. Contribua também com informações que complementem as informações e as soluções propostas por outros participantes.
  • Cuidado com a postura
    O corpo e os gestos transmitem uma série de mensagens a respeito de como nos sentimos de fato no momento. Por isso, fique atento para não parecer relaxado demais, nem muito tenso. Adote uma postura confiante e equilibrada e, para isso, esteja seguro do que vai dizer. Pense de forma positiva, acredite no seu potencial e valorize suas características mais fortes. Elogiar ou complementar as soluções e alternativas apresentadas por colegas também são maneira de demonstrar confiança.
  • Mantenha a atenção
    Não se distraia com o celular ou o laptop e mostre que está atento e interessado no assunto da reunião. Tome nota de pontos importantes que quer discutir mais detalhadamente. Isso ajudará na hora de intervir para acrescentar informações, pedir esclarecimentos ou recapitular tudo o que foi dito, caso colegas e superiores se percam naqueles momentos em que todos parecem se desconcentrar ao mesmo tempo e as informações se dispersam.

Atitudes simples como essas ajudarão você a se destacar de forma positiva nas reuniões de trabalho. E, praticadas regularmente, farão com que fique cada vez mais seguro e participativo.

Agora que você já sabe como se dar bem em reuniões de trabalho, veja também o outro lado, as atitudes a serem evitadas na empresa, como foi explicado em matéria publicada aqui em Bayer Jovens.

Publicado em Carreira