Home > Ciência > Ciência e cultura: tudo a ver
Ciência

Ciência e cultura: tudo a ver

Apoiado pela Bayer e com foco em crianças e jovens, o Catavento Cultural e Educacional é um exemplo perfeito da combinação dessas áreas do conhecimento

04.11.2019 - Por Bayer Jovens

Cultura e ciência são áreas do conhecimento que caminham lado a lado e às vezes se combinam, na medida em que uma enriquece a outra e ambas são essenciais para o desenvolvimento da humanidade. Essa talvez seja a razão para que, há quase meio século, tenha surgido a ideia de criar no Brasil o Dia da Ciência e Cultura, instituído pela Lei 5.579 e celebrado em 5 de novembro, data do nascimento do político e diplomata Ruy Barbosa.

Ciência e cultura: tudo a ver

Um exemplo perfeito de como essas áreas se combinam bem é o Catavento Cultural e Educacional, um museu interativo inaugurado em 2009 pelo Governo do Estado de São Paulo, dirigido principalmente às crianças, mas que atrai também jovens e adultos. Instalado no centro da capital paulista, logo se tornou um dos museus preferidos da cidade e recebe uma média de 2 mil visitantes por dia – em 2017, foram mais de 560 mil pessoas. Em um espaço de 4 mil m2, o Catavento é organizado em quatro seções – Universo, Vida, Engenho e Sociedade –, com cerca de 250 instalações.

Em sua missão de praticar “ciência para uma vida melhor”, a Bayer apoia o Catavento desde 2013 e patrocina instalações como o Terrário, o Laboratório de Química, a Sala do DNA e o Espaço Aspirina. Em 2017, a Bayer ajudou a criar o Mundo das Abelhas, que integra o novo jardim, o Complexo dos Polinizadores e o Borboletário e é um dos destaques do museu. “Mesmo estando instalado no centrão de São Paulo, o Complexo dos Polinizadores consegue reunir espécies diversas de abelhas não africanizadas, sem ferrão, com as quais as crianças conseguem interagir. É muito legal quando a gente leva crianças até lá e elas ficam fascinadas ao ver tantas abelhinhas no meio da cidade”, diz Marília Tocalino, analista de comunicação da Bayer.

Ciência e cultura: tudo a ver

O Catavento consegue fazer um trabalho de extrema importância: despertar nas crianças e nos jovens o interesse pela ciência e pela cultura de forma educativa e lúdica. Os espaços patrocinados pela Bayer, de acordo com Marília, estão diretamente relacionados às áreas de ciência, saúde, alimentação e nutrição: “O museu leva ciência e tecnologia para jovens, e a ideia é aproximar esse público da nossa missão de fazer ciência para uma vida melhor e mostrar o que a Bayer faz em prol desses conhecimentos. É uma parceria que se realiza sem leis de incentivo, com investimento próprio, e todos os nossos projetos são fechados em parceria com o museu”, explica Marília.

Um dos projetos patrocinados pela Bayer no Catavento, o Complexo dos Polinizadores é um espaço interativo e sensorial que destaca a importância das abelhas na manutenção do equilíbrio e da biodiversidade do planeta e na produção de alimentos. Em uma área de 100 m2, os visitantes entendem como funciona o processo de polinização, mergulham no mundo das abelhas e se surpreendem a cada momento. Por meio de um jogo de memória, as crianças conhecem as diferentes espécies de abelha, participam de brincadeiras educativas e veem em microscópios detalhes da vida desses insetos.

Ciência e cultura: tudo a ver

Outra instalação que tem o patrocínio da Bayer é a Sala do DNA, que ocupa 175 m2 e permite que os visitantes conheçam o que há de mais novo nessa área da ciência, em uma abordagem interativa, e percebam como essas descobertas são essenciais para os avanços na saúde. Em hologramas, painéis e em uma escultura, é possível observar a estrutura de uma molécula de DNA humano, de forma realista, e até participar de um jogo de detetive.

Ciência e cultura: tudo a ver

E como crianças e jovens podem resistir a tudo isso? Ciência e cultura têm tudo a ver com curiosidade e vontade de entender o mundo e suas maravilhas, e o ideal é que isso comece o mais cedo possível. Pelo Catavento Cultural e Educacional e pelas instalações patrocinadas pela Bayer certamente já passaram futuros cientistas que vão tornar nossa vida melhor.

Ciência e cultura: tudo a ver