Home > Saúde > Café e saúde: tudo a ver
Saúde

Café e saúde: tudo a ver

Uma série de estudos mostra que, consumida com moderação, a bebida pode ser também um santo remédio para a manutenção da saúde

30.05.2018 - Por Bayer Jovens

Uma das bebidas mais consumidas no mundo, o café é, para muita gente, um item indispensável, bem-vindo a qualquer hora do dia. Além de saboroso e revigorante, vários estudos comprovam que o consumo diário e moderado de café faz bem à saúde e ajuda a prevenir algumas doenças. Rico em antioxidantes, pode ser capaz, por exemplo, de diminuira a probabilidade de desenvolver diabetes, problemas cardiovasculares e derrames cerebrais. Mas é preciso moderação.

Benefícios do café

Segundo o periódico científico Food and Chemical Toxicology, que revisou 426 estudos já publicados sobre a cafeína, a quantidade máxima que adultos saudáveis podem ingerir diariamente, sem prejudicar o organismo, é de 400 miligramas de cafeína - três xícaras de 150 ml de café coado ou cinco shots de 30 ml de café expresso. No caso de mulheres grávidas, a quantidade tolerável cai para 300 miligramas por dia.

Vale lembrar que, além do café, alguns tipos de chá, refrigerante, energético e chocolate também contêm cafeína. Em excesso, a substância pode causar insônia, inquietação ou aceleração do batimento cardíaco, principalmente se consumida muito rapidamente.

Roshini Raj, editora médica do site especializado Health.com, alerta que, apesar dos benefícios à saúde, não são todas as pessoas que podem tomar a quantidade dita segura. “Nem todos metabolizam a cafeína da mesma maneira. Para alguns, uma pequena xícara de café ou chá é o suficiente para deixá-los inquietos. Ouça o seu corpo e, se você tende a ficar agitado, tente espaçar o consumo de bebidas com cafeína”, disse ela em matéria publicada no site Health.com.

Conheça a seguir alguns dos benefícios que o consumo diário - e moderado - de café pode proporcionar à sua saúde.

  • Protege o fígado
    Em estudo publicado no periódico científico Journal of Hepatology, pesquisadores da Universidade de Erasmus, na Holanda, constataram que o consumo frequente de café reduz o risco de rigidez do fígado, condição associada à cirrose, doença que pode ser fatal.

  • Faz bem ao coração
    Pessoas que tomam de três a quatro xícaras de café por dia têm 19% menos chances de morrer por doenças cardiovasculares, indica um estudo publicado no The British Medical Journal, umas das mais influentes e conceituadas publicações médicas do mundo.

  • Reduz o risco de diabetes tipo 2
    Beber mais de uma xícara de café por dia pode reduzir em 7% o risco de desenvolver a doença, mostra uma pesquisa publicada no periódico Jama Internal Medicine. Porém, nesse caso, atenção ao açúcar ou ao adoçante utilizado para adoçar a bebida. Segundo nutricionistas, o ideal é consumi-la pura. Se for impossível, utilize adoçantes naturais, como a estévia.

  • Combate o câncer
    O risco de desenvolver a doença diminui 18% para quem bebe até três xícaras diárias de café, afirma um estudo publicado no The British Medical Journal. Outra pesquisa, do European Journal of Cancer Prevention, indica que o consumo de pelo menos uma xícara por dia reduz em 15% a incidência de câncer no fígado e em 8% o risco de câncer do endométrio.

  • Reduz a depressão
    Um estudo da Harvard School of Public Health, realizado com mais de 50 mil mulheres, mostrou que aquelas que consomem quatro ou mais xícaras de café ao dia têm 20% menos chances de manifestar a doença.
Publicado em Saúde