Home > Sustentabilidade > Bayer se destaca no Eco 2018
Sustentabilidade

Bayer se destaca no Eco 2018

Prêmio contemplou iniciativas dedicadas à economia de água, à inclusão e à diversidade e ao descarte e obsolescência de sementes

02.09.2019 - Por Bayer Jovens

A Bayer foi um dos destaques do Prêmio Eco 2018, o mais tradicional troféu de sustentabilidade empresarial do país, que nesta edição recebeu 46 propostas de 38 empresas. Os três projetos da companhia que chamaram a atenção do júri estão relacionados à economia de água, ao descarte e obsolescência de sementes e à inclusão e diversidade.

Bayer: Destaque no prêmio Eco

Implantadas em regiões nas quais a Bayer concentra suas operações industriais, as iniciativas estão entre os muitos projetos e soluções desenvolvidos com o objetivo de reduzir os impactos de suas atividades no meio ambiente e estimular o desenvolvimento social das comunidades. “A iniciativa privada deve estar na vanguarda do tema, e investir em sustentabilidade precisa ser uma realidade e uma prioridade. É exatamente o que fazemos aqui na Bayer”, afirmou Danielly Martin Crocco, líder de Sustentabilidade e Engajamento com a Comunidade da Bayer para América do Sul.

Conheça um pouco mais a respeito dos três projetos vencedores do Eco 2018.

  • Economia de água
    O projeto premiado no Eco 2018 trata do reaproveitamento hídrico por meio captação de água da chuva para economia no consumo das unidades produtivas da Bayer em Camaçari (BA) e Uberlândia (MG). Graças aos sistemas desenvolvidos pela empresa, somente na Bahia foi registrada uma economia de mais de R$ 2,5 milhões na compra de água e tratamento de efluentes, além da recuperação de mais de 600 milhões de litros de água, suficientes para abastecer a região por mais de um mês, considerando o uso diário recomendado pela ONU, de 110 litros por pessoa. Em Minas, a unidade conseguiu suprir 79% da demanda local com o reaproveitamento do recurso. Mesmo nos meses mais secos do ano, a solução garantiu o suprimento de água na fábrica.
  • Inclusão e diversidade
    É compromisso mundial da Bayer assegurar a diversidade de pessoas e ideias. A empresa incentiva o diálogo e o respeito às diferenças e à diversidade de gênero, idade, raça, formação, orientação sexual, condições físicas, cultura e diferentes pensamentos, e isso inclui colaboradores, terceiros, clientes e fornecedores. A empresa se tornou referência ao assumir a defesa da inclusão e liberdade de expressão dentro e fora do ambiente coorporativo, com eventos e grupos de apoio à diversidade. E foi nesse conjunto de iniciativas que os jurados do Prêmio Eco se basearam para reconhecer a Bayer como uma das empresas vencedoras nessa categoria. Uma curiosidade: essa foi a primeira vez na história do Prêmio Eco que projetos dedicados à inclusão e à diversidade tiveram o reconhecimento da comissão julgadora.
  • Descarte e obsolescência de sementes
    Com o objetivo de otimizar o uso e reduzir o descarte das sementes, evitando assim o desperdício e a produção de lixo, a Bayer investe, desde 2017, em um novo modelo de gestão. Atualmente, o plano de controle visa monitorar mais de 700 mil sacos de milho em risco de obsolescência por excesso de oferta. Entre os resultados alcançados em 2018, destaca-se o aumento de 75% no aproveitamento dos grãos.

Você pode conhecer melhor os projetos vencedores da Bayer no site do Prêmio Eco 2018. Ao entrar na página Banco de Práticas, selecione o ano (2018) e a empresa (Monsanto do Brasil). Nessa página estão todos os projetos inscritos e as iniciativas vencedoras. Clique no ícone + para ler os trabalhos. E saiba mais a respeito de diversidade na Bayer.

Bayer Jovens