Home > Acontece na Bayer > Bayer promove diversidade
Acontece na Bayer

Bayer promove diversidade

Empresa investe em inclusão social com um comitê dedicado à promoção da igualdade racial e à inclusão de negros em cargos de liderança

17.11.2016 - Por Bayer Jovens

Grandes ideias surgem a partir do encontro de perfis, culturas, crenças e experiências diversas. Ciente disso, a Bayer tem buscado estimular cada vez mais a diversidade na companhia, colocando o tema como central dentro da estratégia da empresa para gestão de pessoas. A frase, retirada do Relatório de Responsabilidade Socioambiental 2015, ilustra de forma clara o compromisso da empresa com a inclusão social. A companhia possui comitês específicos para lidar com questões de diversidade: GLBT, Racial e Gênero.

“Temos a responsabilidade de colocar o tema em pauta”, afirma o presidente da Bayer no Brasil, Theo van der Loo. Premiado como personalidade do ano em 2015 pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) por seu empenho individual pela adoção de políticas inclusivas nas instituições de trabalho, o executivo acredita que é preciso maior pró-atividade das empresas. “Muitos estão sensibilizados com a questão da inclusão, mas não sabem como fazer esse trabalho. Estou muito envolvido com o tema da promoção da igualdade racial. Não podemos ignorar mais da metade da população brasileira que é afrodescendente.”

Entre as atividades promovidas pela Bayer para marcar o Dia da Consciência Negra (20/11) está uma ação colaborativa no bairro da Aclimação. Moradores do bairro, localizado na região central de São Paulo, serão convidados para participar da reforma coletiva de uma escadaria pública localizada no local além de discutir sobre o dia da consciência negra por meio de grafites que serão assinados pelos artistas da ONG Ciclo Social Arte. O intuito da atividade, realizada nos dias 23 e 24.11, é ressaltar a diversidade brasileira e dar visibilidade à questão racial no Brasil.

 Theo van der Loo, presidente da Bayer no Brasil, durante o Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo

A empresa ainda promoverá um debate no dia 28.11 (segunda-feira) em sua sede no Socorro com colaboradores, movimentos sociais e sociedade civil sobre a inserção do negro no mercado de trabalho. A atividade contará com a presença da ex-consulesa da França, Alexandra Baldeh Loras –atualmente é embaixadora da Afroeduacação, PlanoDeMenina.com.br, Meias do Bem e do programa Raízes do Museu Afro Brasil.

No início do mês, van der Loo participou de uma mesa de debates durante a terceira edição do evento São Paulo Diverso – Fórum de Desenvolvimento Econômico Inclusivo, iniciativa da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR). O presidente integrou a mesa com o tema: Igualdade racial, além dos princípios éticos: o valor da inclusão para as empresas e o poder público.