Home > Mundo Agro > Quem faz o agro > Agricultores estão engajados na preservação do meio ambiente
Quem faz o agro

Agricultores estão engajados na preservação do meio ambiente

A sustentabilidade é um dos pilares mais importantes para que o agronegócio brasileiro continue viável e produtivo.

17.02.2020 - Por Bayer Jovens

O Brasil é uma potência agrícola que consegue associar competência na produção de alimentos e na proteção ao meio ambiente. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, nas últimas quatro décadas, enquanto a produção agrícola avançou 383%, a área plantada teve uma expansão de apenas 33%. Isso demonstra que os produtores rurais brasileiros estão conseguindo colher mais e melhor de forma sustentável, sem ampliar as terras cultivadas.

A adoção de boas práticas agrícolas e o investimento em insumos e equipamentos de alta tecnologia permitem ampliar a produtividade dos mais diversos cultivos. O foco sempre é aumentar a rentabilidade, investindo em um sistema produtivo integrado e mais eficiente, preservando os recursos naturais. A agricultura se modernizou tanto que, atualmente, os agricultores podem acompanhar o crescimento vegetativo das plantações com imagens de satélite, fotos captadas por drones, sensores de solo e nas máquinas agrícolas.

Um exemplo desse avanço é a popularização da tecnologia Climate FieldView, uma plataforma digital que engloba dispositivos inteligentes conectados às máquinas agrícolas, para reportar automaticamente um enorme volume de dados sobre as operações de campo. O agricultor consegue acompanhar tudo o que está acontecendo na fazenda dele por meio de relatórios gerados no iPad.

O resultado dessa conectividade se traduz em um raio-x detalhado da produtividade de cada talhão da fazenda. Com isso, o produtor consegue diagnosticar e corrigir problemas na lavoura. É possível economizar na aplicação de fertilizantes e defensivos, tornando o cultivo mais eficiente e sustentável. Leia mais sobre essa tecnologia no portal Agro Bayer: Agricultura Digital revoluciona o monitoramento das lavouras.

O produtor brasileiro também está engajado na proteção ao meio ambiente. Existem inúmeras iniciativas no agronegócio para proteger florestas, conservar rios e nascentes, e para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A legislação brasileira é exigente e, para respeitar o Código Florestal, os produtores rurais precisam proteger áreas de preservação permanente (APPs) e áreas de reserva legal dentro das fazendas. Para cumprir a legislação, todos devem realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), e muitos precisam adequar as fazendas, investindo em restauração de matas nativas. A Bayer apoia o produtor nessa tarefa, por meio de um projeto piloto com a organização The Nature Conservancy (TNC) e a prestação de variados serviços de parceiros que podem ser resgatados no programa de relacionamento da Bayer, na plataforma Orbia.

Vale a pena destacar também o Plano ABC, uma política pública para promover a sustentabilidade na agropecuária e a adoção de tecnologias de baixo carbono, com o objetivo de mitigar gases estufa. Dentro desse plano, destaca-se o programa ABC Cerrado, que já capacitou mais de 7,8 mil produtores rurais e ofereceu assistência técnica e gerencial para 1.957 participantes do projeto. Segundo informações do Ministério da Agricultura, a iniciativa já conseguiu recuperar mais de 193 mil hectares de pastagens degradadas, colaborando para o aumento da produtividade agropecuária em sete estados brasileiros e no Distrito Federal.

Toda essa conjuntura demonstra a responsabilidade ambiental do agronegócio brasileiro. Os produtores sabem que investir em sustentabilidade é o único caminho para manter a viabilidade do negócio agrícola.

Bayer Jovens