Home > Sustentabilidade > A onda de festivais sustentáveis
Sustentabilidade

A onda de festivais sustentáveis

Portugal, Islândia, Noruega e Estados Unidos sediam alguns dos shows mais verdes e legais do planeta: música e conscientização no mesmo palco

11.08.2017 - Por Bayer Jovens

O que pode ser mais bacana do que dias de muita música boa, com as bandas que você adora e outras que você vai gostar de conhecer, em lugares incríveis, com pessoas animadas, vindas de várias partes do mundo? Ainda melhor do que isso é saber que esse movimento faz parte de um processo de conscientização ambiental organizado por gente que se importa com a natureza e que batalha por uma vida mais harmônica e sustentável.

Confira a seguir alguns dos festivais mais sustentáveis – e interessantes – do mundo e programe-se para fazer parte dessa tendência que veio para ficar.

  • Secret Solstice – Esse festival acontece em Reykjavik, capital da Islândia, terra do famoso Sol da meia-noite, durante o solstício de verão, época em que o dia nunca termina. Isso significa que durante quatro dias, de 21 a 24 de junho de 2018, o som rola solto e a noite nunca chega. Além da economia gerada pela luz sempre natural, o festival utiliza energia geotérmica gerada a partir de atividade vulcânica – uma fonte renovável e limpa – para a iluminação do palco e para ligar as guitarras, mesas de som e demais equipamentos. O site do evento já abriu a pré-venda de ingressos da edição do ano que vem. E quem que começar a entrar no clima pode dar uma espiada na playlist Secret Solstice 2017, no Spotify.

  • Øya Festival – Realizado no centro de Oslo, capital da Noruega, no parque Tøyen, o Øya está entre os festivais mais “limpos” da Europa. Vejam as diferenças: energia sustentável, banheiros orgânicos, boa variedade de opções vegetarianas para quem não curte carne, reciclagem da maior parte do lixo, comida quase toda orgânica e o que sobra é distribuído em abrigos. Além disso, o transporte público que leva o pessoal para o festival é o que menos emite CO2 no continente. O festival acontece de 8 a 12 de agosto deste ano. No line-up, Lana Del Rey, The xx, Lars Vaular, Pixies, Mø, Ryan Adams, The Shins, Migos e muitos outros. Confira a lista completa.

  • Lightning in a Bottle – O festival californiano é uma verdadeira celebração da natureza. Durante cinco dias, de 24 a 28 de maio de 2018, além de muita música boa, o público também participa de palestras, painéis, workshops e outras atividades relacionadas à sustentabilidade, para se conscientizar a respeito da importância de reduzir o consumo, reciclar e reutilizar, entre outros temas. A curadoria de conteúdo é feita pelos especialistas em sustentabilidade do grupo
    The Do LaB. Dê uma olhada no line-up e nas atividades da edição 2017.

  • Boom Festival – Vencedor do Outstanding Greener Festival Award, atribuído a eventos que se destacam pelas suas práticas de sustentabilidade, entre as quais baixa emissão de CO2, tratamento de águas, saneamento, gestão de resíduos e uso de energias renováveis, o Boom se realiza em Idanha-a-Nova, em Portugal, entre os dias 22 e 29 de julho do ano que vem. E, para quem curte uma bicicleta, o festival lançou em 2010 o Boom By Bike, para incentivar as pessoas de toda as partes da Europa a irem pedalando até o evento.