Home > Inovação no campo > A aceleração da transformação digital
Inovação no campo

A aceleração da transformação digital

O trabalho remoto é uma forte tendência na cidade e também no campo, beneficiando agricultores que podem monitorar a lavoura à distância, em tempo real.

31.03.2020 - Por Bayer Jovens

A pandemia do coronavírus gera temor em todo o mundo, mas também está provocando uma profunda transformação nas relações de trabalho. Para adotar as medidas de distanciamento social recomendadas pelas organizações de saúde, muitas empresas tiveram que se reposicionar rapidamente, inovar e apostar no trabalho apoiado em ferramentas digitais.

Já que milhares de trabalhadores estão sendo forçados a desempenhar as suas atividades por meio do home office, foi necessário buscar novas tecnologias que amparassem as necessidades do trabalho remoto. Aplicativos para celular, programas de computador e diversas ferramentas foram adotadas para facilitar a jornada à distância.

Com as ferramentas digitais, é possível aumentar as vendas, gerenciar processos, monitorar times e tarefas, realizar conferências e reuniões pela internet. Para muitas empresas, o comércio eletrônico está salvando os negócios durante a crise e muitos empreendedores estão descobrindo que o mundo online pode apresentar soluções mais criativas e eficientes para a gestão dos negócios e de equipes.

Até mesmo as feiras livres conseguem espaço em ambiente digital. Por meio de uma parceria de delivery, feirantes do Paraná estão vendendo produtos hortifrutigranjeiros pela internet. O produtor rural Romualdo Siuta, por exemplo, conta como a crise mudou a sua rotina e já está disponibilizando a venda online de abobrinha, alface e milho. “Já não fizemos a feira na semana passada, ficamos sem chão. É coisa nova, mas eu acho que é o caminho. Uma maneira de a gente não ficar no prejuízo, vai nos ajudar muito”, disse em notícia do G1.

Como resultado dessa conjuntura, a crise do coronavírus se coloca entre os fatores que estão impulsionando a transformação digital. Mas, afinal, o que isso significa? Significa que empresas e profissionais podem acelerar a jornada de aprendizado e adaptação para vivenciar uma nova realidade, conectada e mais produtiva. O futuro no mundo dos negócios será marcado pela era digital, data-driven, em que se valorizam inteligência artificial, realidade aumentada e realidade virtual, internet das coisas, blockchain, entre outras tecnologias de vanguarda.

Transformação digital no campo

A transformação digital é um processo profundo que não se restringe às grandes cidades. No campo, a digitalização é bem-vinda e já está trazendo muitos benefícios para a produção agrícola, com a aplicação de sensores de solo, drones, sistemas integrados e equipamentos de alta tecnologia que permitem aperfeiçoar o manejo das lavouras.

A transformação digital está mudando completamente a rotina de muitos agricultores. Não é mais necessário percorrer as plantações presencialmente para saber as condições de desenvolvimento vegetativo. O produtor rural também pode ter o privilégio de trabalhar remotamente, acessando informações agronômicas em tempo real, por meio de um Ipad. Isso é possível graças ao sistema Climate FieldView, uma plataforma digital completa que agrega dados de todas as operações agrícolas.

O sistema conecta as máquinas agrícolas e gera um enorme volume de dados de campo. As informações são constantemente coletadas e processadas automaticamente. Com isso, o agricultor pode gerar mapas de alta resolução em tempo real, acessando o sistema Climate FieldView no Ipad, smartphone ou computador. A conveniência e a facilidade de acessar dados em tempo real remotamente permitem que o agricultor tome as melhores decisões de manejo – de onde estiver e na hora em que desejar.

Quanto mais dados, mais insights. Os mapas revelam detalhes importantes de plantio, pulverizações e colheita, permitindo traçar melhores estratégias para racionalizar o uso de insumos e elevar a produtividade das lavouras. Por essa razão, o sistema também colabora para a economia dos recursos e uma produção mais sustentável. “O agricultor toma diversas decisões ao longo da safra que podem impactar seu resultado ao fim do ciclo. Com a plataforma Climate FieldView™, nós o ajudamos a tomar essas decisões e a corrigir problemas que podem afetar um ano inteiro de planejamento”, afirmou o líder da Climate na América Latina, Mateus Barros.

Bayer Jovens