Home > Mundo Agro > 15 aplicativos para o agronegócio
Mundo Agro

15 aplicativos para o agronegócio

Todos são gratuitos, dão uma grande ajuda a agricultores e pecuaristas e um deles foi desenvolvido pela Bayer CropScience

26.07.2018 - Por Bayer Jovens

O agronegócio brasileiro está cada vez mais sintonizado com a tecnologia, e parte do arsenal destinado a melhorar o gerenciamento das fazendas e aumentar a produtividade é formada pelos novos aplicativos para smartphones, alguns surpreendentes pela eficiência e facilidade de uso. Tem de tudo na lista, desde ferramentas que fornecem a previsão do tempo até as que identificam pragas e indicam como combatê-las, e todos são gratuitos.

Apps Rurais

Conheça a seguir uma relação de 15 apps que facilitam a vida dos agricultores e pecuaristas, com base em uma seleção feita pela revista Farming Brasil. Um deles, o FOX – Bayer, foi desenvolvido pelos especialistas da Bayer CropScience, e destaca-se na relação o importante trabalho de apoio ao campo realizado pela Embrapa, responsável pela criação de vários desses sistemas.

  • FOX – Bayer
    Ajuda o produtor rural a identificar pragas que atingem as culturas de soja, trigo, feijão e algodão, a partir de um banco de fotos com imagens em alta resolução e orientações, e informa a maneira mais eficiente de resolver o problema. Disponível para iOS e Android.
  • Guia InNat
    Permite acessar imagens de agentes naturais de controle de pragas que atacam a lavoura e fornece informações a respeito de predadores e parasitoides. O usuário também pode comparar a foto de um inseto, tirada com a câmera do celular, com as imagens de um guia de reconhecimento de inimigos naturais de pragas agrícolas. Foi desenvolvido pela Embrapa Agrobiologia e está disponível para Android.
  • AccuWeather
    Mostra a previsão do tempo em mais de 100 idiomas e permite o acesso a imagens de satélites e vídeos de determinadas regiões. Disponível para Android e iOS.
  • Agritempo
    Também para fazer a previsão do tempo, esse aplicativo foi criado pela Embrapa e informa as condições meteorológicas e agrometeorológicas de estados e municípios brasileiros. A base de dados do sistema apoia o desenvolvimento das recomendações do Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos. Disponível para Android.
  • FieldNET
    Permite o gerenciamento de equipamentos e o monitoramento da irrigação e oferece um mapa que mostra os pivôs instalados na propriedade. Disponível para Android e iOS.
  • Tank Mix Calculator
    Traz uma lista de mais de 14 mil defensivos agrícolas e simula a pulverização da lavoura, além de calcular como deve ser feita a mistura dos produtos para a aplicação em uma determinada área. Disponível para Android e iOS.
  • TeeJet
    Também ajuda a planejar a pulverização, a partir de informações fornecidas pelo produtor rural, como espaçamento, velocidade e precisão da aplicação. Disponível para iOS.
  • Lynx Dashboard
    Cria um banco de dados com as informações fornecidas pelo produtor e facilita a interpretação desses dados por meio de gráficos, a fim de apoiar a gestão de informações financeiras e administrativas da fazenda. Disponível para Android e iOS.
  • Jetbov
    Dedicado à pecuária de corte, organiza os dados do rebanho e ajuda a reduzir o tempo gasto com manejo. Também calcula o peso do animal e lê os brincos eletrônicos. Disponível para Android e iOS.
  • uBoi
    Útil para que quer comprar ou vender gado, mostra fotos e vídeos de animais e os contatos dos vendedores e compradores. Também identifica a localização da fazenda que está oferecendo os bois. Disponível para Android e iOS.
  • $uplementa Certo
    Outro aplicativo desenvolvido pela Embrapa, permite que o pecuarista compare os rendimentos dos produtos de suplementação de diferentes marcas. Disponível para Android.
  • Roda da Reprodução
    Também criado pela Embrapa Informática Agropecuária, apoia o pecuarista na gestão do rebanho leiteiro e acompanha o ciclo de reprodução do rebanho. Disponível para Android.
  • BovControl
    Fornece informações úteis ao pecuarista de corte, para aumentar a produção de carne e ajudar na emissão de certificados, por meio da coleta de dados dos animais a partir de brincos, chips ou balanças eletrônicas, além de controlar vacinas e doenças. Disponível para Android.
  • Pastejando
    Resultado de uma parceria entre a Embrapa e a Universidade Federal de Pelotas, o aplicativo faz o planejamento forrageiro para a alimentação do gado e substitui planilhas eletrônicas ou cálculos manuais, além de oferecer várias outras informações do rebanho. Disponível para Android.
  • 4milk
    Esse é dedicado à gestão da pecuária leiteira e permite que o produtor compre, venda e transfira a propriedade de animais cadastrados, além de participar de leilões e compras coletivas. Disponível para Android e iOS.

Se quiser conhecer outros aplicativos criados especialmente para apoiar a agricultura e a pecuária, acesse aqui a relação completa preparada pela Farming Brasil.

Publicado em Mundo Agro