Home > Agro Agora > Todas somos UMA
Agro Agora

Todas somos UMA

Rede irá conectar mulheres do Agro no Brasil e no mundo

18.11.2019 - Por Mundo Agro

Já é de conhecimento no mundo agro o grande movimento que vem acontecendo entre mulheres do segmento. Um movimento que vem crescendo em ritmo acelerado e pujante. A mulher, que sempre esteve no campo juntamente com seus pais, marido e filhos, agora sai dos bastidores e vai para a linha de frente, passa a ter voz e gerir o próprio negócio.

Ela compra, vende, dirige máquinas, monta a cavalo, vai em busca de recursos frente a instituições financeiras, comercializa e negocia com multinacionais. Eu lhes apresento a nova mulher do agro: dinâmica, perspicaz, dona de uma coragem sem igual, forte e ao mesmo tempo com uma sensibilidade única, com um coração repleto de sonhos, com uma disposição e determinação que a fará chegar onde quer que seja para realizá-los. Sim! Ela veio para ficar e ocupar o espaço que é seu!

E é nesse cenário, repleto de energia feminina, que surge a UMA - União das Mulheres do Agro. Cheia de personalidade, força e feminilidade.

A UMA é um grupo de mulheres protagonistas do campo onde somos sempre UMA por todas e todas por UMA! Tendo como pilares básicos o amor, a união e a admiração umas pelas outras. É preciso se admirar mais e competir menos entre si. Afinal, todas estão unidas em torno do mesmo objetivo: fortalecer cada vez mais o setor agropecuário brasileiro para que seja reconhecido e respeitado como merece. Há muito o que se fazer nesse aspecto ainda. E foi plantando a semente de que quando estamos unidas em grupos, em prol de um bem comum, nos apoiando e nos fortalecendo, pensando que somos capazes de ir muito além, que a UMA nasceu. E já tem um forte símbolo: o Girassol. Essa flor traz o significado de sermos luz e energia umas para as outras, seja em dias nublados e de chuva, seja em dias de sol, o importante é sempre se virar na direção de suas companheiras em busca de força para se manter firme, assim como essa bela flor busca o calor e a luz do sol.

E o UMA não só nasceu, como nasceu forte! Teve o seu pré-lançamento na quarta edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agro em São Paulo, com apoio e patrocínio de empresas renomadas como Bayer, John Deere (Real Máquinas), Unigell Sementes, dentre outros parceiros. O evento contou com aproximadamente 45 mulheres de vários estados do país.

O projeto foi idealizado por mim e minha irmã, Adriane Steinmetz, juntamente com a nossa mãe Clélia Steinmetz, agricultoras em Goiás, que já desempenham um importante papel frente a um grupo regionalizado, também idealizado por nós, o Mulheres do Agro de Mineiros – GO. Esse grupo já é conhecido nacionalmente e conta com mais de 200 participantes, sendo a grande maioria da própria cidade ou da região.

Apesar disso, percebemos a necessidade de levar esse projeto além, a fim de permitir que mais mulheres, independentemente do local em que estivessem, pudessem participar, serem abraçadas e se sentirem fortalecidas também. Nesse aspecto, o UMA vem rompendo barreiras, inclusive já conta, por exemplo, com a participação da Lilia Ticiana, uma congressista participante do Congresso Nacional de Mulheres do Agro e que vive na Angola.

Atualmente, apenas o grupo que foi montado para o Congresso se comunica via WhatsApp. O interesse de mais mulheres em aderir ao grupo é grande, no entanto, nós optamos por não nos precipitarmos, aguardando o processo final de formatação e formalização do UMA para que a expansão aconteça. Não queremos que seja apenas mais um grupo de WhatsApp porque uniões como essas, de mulheres do campo, são muito importantes, principalmente para a troca de experiências e queremos ir além com planejamento e ações mais concretas, sejam elas no âmbito de capacitação das integrantes, no desenvolvimento de ações sociais ou qualquer outra questão que nos propusermos a desenvolver.

O projeto é arrojado e inovador, unindo vários elos da cadeia, sejam empresas, produtores rurais, universidades e instituições de ensino, estudantes e até mesmo crianças. Em breve as primeiras ações e campanhas serão lançadas e as interessadas poderão se conectar com a rede. Contamos com a sua participação. Que tal acompanhar todas as informações nas nossas redes sociais? O instagram do UMA é: @uniaodasmulheresdoagro

Vem com a gente!

Cristiane Steinmetz

Cristiane Steinmetz é agricultora e idealizadora de dois grandes projetos na agricultura, o Projeto Mulheres do Agro de Mineiros e o Movimento UMA – União Mulheres do Agro. Ela é técnica em Agronegócio e Advogada Pós-Graduada em Liderança Executiva e Gestão Empresarial.