Home > Carreiras > Sucesso através da colaboração em um ambiente diversificado
Carreiras

Sucesso através da colaboração em um ambiente diversificado

Não se pode inovar de verdade sem desafiar o status quo e isso exige que as pessoas pensem de maneira diferente.

06.08.2019 - Por Carreiras

Muitas vezes me perguntam como eu visualizo o líder do futuro e quais são as habilidades fundamentais que as pessoas precisam desenvolver para ter sucesso no mundo de hoje em constante mudança. Isso me permite refletir a respeito da minha própria experiência e sobre as diferentes perspectivas com as quais fui confrontado ao longo da minha carreira. E gostaria de compartilhar algumas dessas ideias com você.

Eu aprendi que as diferenças são uma grande contribuição à inovação. Não se pode inovar de verdade sem desafiar o status quo e isso exige que as pessoas pensem de maneira diferente. Durante minha carreira, tive a oportunidade de trabalhar com diversas culturas e personalidades. Durante meus primeiros anos, achei isso muito exaustivo e, às vezes, uma falta de eficiência porque as decisões eram muito mais lentas e os conflitos frequentes. Aprendi com o tempo que, aceitando essas diferentes perspectivas como insumos e construindo ideias, poderíamos alcançar resultados muito melhores.

Como líder, sempre me esforcei para ter equipes diversas. Isso significava que, às vezes, havia a necessidade de contratar alguém que, do lado pessoal talvez não fosse minha primeira escolha, mas do lado profissional sabia que esse alguém acrescentaria uma perspectiva que não havia no grupo naquele momento. E a diversidade é extremamente necessária para o sucesso do trabalho realizado.

Hoje - e ainda mais no futuro - teremos que apostar em indivíduos que possam contribuir com perspectivas mais diversas. O mundo está mudando rapidamente e será impossível para um indivíduo entender todas as facetas de um determinado problema ou situação. É por isso que acredito fortemente que a colaboração e a capacidade de estabelecer vínculos entre pessoas e ideias são habilidades fundamentais.

Minha experiência mais recente no Brasil me forneceu exemplos da vida real sobre como isso pode ser poderoso. Cheguei com muitas ideias preconcebidas sobre como a cultura brasileira opera e tive que me adaptar rapidamente. Em primeiro lugar, entender essas diferenças com mais detalhes. Em segundo lugar, identificar a melhor forma de aproveitá-las em conjunto com as minhas habilidades, agregando conhecimento e um melhor desempenho para minha equipe e para mim.

Adotei um modelo de liderança transparente, capacitando as pessoas a decidirem e impulsionarem suas próprias ideias, enquanto discutem coletivamente a visão e a estratégia e se alinham aos objetivos principais. E qual foi o resultado dessa nova experiência? Um tempo de entrega mais rápido e maior satisfação no trabalho.

Não existe uma solução única para todos os problemas, mas, com certeza, a colaboração em um ambiente diversificado é um pilar importante para resolver boa parte das questões que nos desafiam diariamente. O presente pede diversidade em todos os ambientes. E o futuro pedirá ainda mais!

Rui Tavares é Líder de Operações de RH na Bayer, nascido em Portugal, mas tem vivido em diferentes países da Europa, além dos Estados Unidos. Casado, pai de três filhos e, na vida e no trabalho, se define como alguém apaixonado por ajudar pessoas

Publicado em Carreiras