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O Profissional Disruptivo: como se tornar um?

A palavra “disrupção” tem sido amplamente utilizada nas conversas sobre inovação

17.10.2019 - Por Carreiras

O termo, que é derivado do conceito de destruição criativa, cunhado por Joseph Schumpeter, economista austríaco, onde há uma "revolução através de um produto ou serviço, que desestabiliza os concorrentes por ser mais simples, barato, eficiente ou abrangente"; e propagado por Christensen, em seu artigos e livros, como “O Dilema do Inovador”.

Depois de vivenciar experiências com diversas empresas disruptivas, estando o Uber e Airbnb como as mais “famosas", a era da disrupção parece ter chegado também aos profissionais. Executivos que não se reciclam e não estão conectados com as tendências mundiais ficarão limitados tanto quanto as empresas que adotam comportamento semelhante. Assim, o profissional disruptivo é aquele capaz de propor inovações em patamares totalmente diferentes.

A mentalidade desses profissionais disruptivos está direcionada aos benefícios que seus produtos ou serviços podem oferecer a clientes ou a mercados não atendidos por suas empresas, possibilitando que vejam de que outras formas podem entregar valores maiores a preços menores. Eles criam novas referências de negócios, servindo de inspiração para todos os colaboradores.

Muitos podem pensar que estamos falando apenas de jovens profissionais. Ledo engano. Muitos executivos seniores já perceberam a grande transformação que estamos vivendo. Eles sabem que reinventar seus negócios é uma questão de sobrevivência. Inclusive, estar aberto ao novo sem pré-conceitos é uma das principais características do profissional disruptivas.

Eles são questionadores na essência e tem sempre uma visão de que é possível realizar as mesmas coisas de uma forma diferente. De que dá para entregar mais valor ou um “novo valor". São profissionais integradores, capazes de permear os diferentes escalões da empresa, em busca das pessoas com as competências que precisa para compor os times para suas ideias. Eles sabem que boas ideias podem vir de qualquer lugar, mesmo dos mais inusitados.

Ainda que tenham agendas apertadas estão sempre dispostos a aprender. E aprendem com tudo e todos. Leem muito, participam de grupos de negócios, palestras e eventos diversos. Circulam. Interagem. Trocam experiências. Encontram o tempo que nós dizemos que não temos. Fazem cursos de temas variados, dando prioridade aos voltados às estratégias de inovação e tendências. Sabem que é impossível saber tudo e, mesmo tendo uma trajetória de sucesso e muitos anos de experiência, dão atenção aos jovens, ouvindo a geração Y e Z, ao invés de rotular.

Portanto, se você deseja se tornar um profissional disruptivo é muito importante que você queira se abrir para estas novas posturas. O mundo está em constante mudança, em evolução, com novos desafios. Cabe ao profissional disruptivo evidenciar esses conceitos para que não ocorra uma postura de estagnação. Tenho certeza que você quer ser um ativo em novas propostas para sua empresa ser sempre relevante neste mundo tão desafiador! Então, seja disruptivo!

Marina Rejman

Marina Rejman é profissional de inovação, palestrante e tem o Canal de Youtube chamado Sala de Cultura com dicas semanais.