Home > Mosaico > Música para corais
Mosaico

Música para corais

Oi, amigos! Antes de começar eu queria dizer que o meu e-mail está logo na assinatura e que sugestões de temas musicais são muito bem-vindas.

02.12.2012 - Por Gaía Passarelli

Oi, amigos! Antes de começar eu queria dizer que o meu e-mail está logo na assinatura e que sugestões de temas musicais são muito bem-vindas.

A minha missão aqui no Bayer Jovens é colocar música no pacote. Mostrar como a ciência está em todo o lugar - inclusive na boa música feita hoje. Para essa primeira coluna eu separei um trabalho recente do cantor inglês Antony, que fala sobre... recifes de corais - ou da falta deles! Explico:

Antony Hegarty é o cantor transgênere inglês à frente da banda indie Antony & The Johnsons. Além de cantar e compor, só esse ano ele fez a curadoria do bacana festival inglês Meltdown Festival, em Londres, participou de uma peça de teatro com a artista performática Marina Abramovic, cantou numa faixa da banda francesa CocoRosie e, junto com os Johnsons, lançou novo disco e cedeu a bela canção para o filme Coral Rekindling Venus, de Lynette Wallworth.

“Rise” foi criada e cedida para o filme. Durante o lançamento, em junho desse ano, marcando o Dia do Meio-Ambiente, o MP3, ao invés de vendido, podia ser trocado por uma doação para o Australian Research Council Centre for Excellence for Coral Reef Studies - ufa! Traduzindo: Centro Australiano de Excelência na Pesquisa dos Recifes de Corais.

Coral Rekindling Venus é uma viagem extraordinária ao misterioso reino dos recifes de corais, criaturas bioluminescentes e vida marinha rara. Mostra belas imagens de recifes de corais e as vidas que existem dentro deles. Ele revela, de forma bastante poética, a complexa comunidade dos oceanos e como ela é afetada pelo aumento da temperatura das águas. O filme foi feito para ser visto em planetários com projeção digital.

A escolha de Antony pode parecer estranha, mas valeu a aposta. Primeiro porque a banda cedeu a canção gratuitamente e, segundo, e mais importante, porque os lamentos de Antony casam perfeitamente com as imagens de Lynette. É um ganho e tanto, tratando o assunto de forma não documental, mas ajudando a criar interesse pelo tema.

“Rise”, a canção, está disponível para download legal aqui.

A contribuição para o Australian Research Council não é obrigatória, mas sugerida. Clique aqui para saber mais sobre o instituto.

Para saber mais

http://www.coralrekindlingvenus.com

Publicado em Mosaico