Home > Carreiras > Lifelong Learning - Bem vindo a era da Aprendizagem Contínua
Carreiras

Lifelong Learning - Bem vindo a era da Aprendizagem Contínua

As transformações aceleradas e contínuas no mundo dos negócios estão mudando a relação entre aprendizado e trabalho, tornando-os mais integrados e conectados do que nunca.

11.11.2019 - Por Carreiras

A 4ª Revolução Industrial está modificando drasticamente a lógica do ambiente de trabalho, impactando habilidades, competências e os modelos de negócio. A próxima década será decisiva para as organizações estabelecerem trajetórias da transformação digital bem-sucedidas.

A automação e tecnologias, como a Inteligência Artificial e Realidade Virtual, prometem gerar prosperidade e milhões de novos empregos, mas, cerca de 375 milhões de pessoas em todo o mundo precisarão mudar suas áreas de trabalho, e atualizar suas competências durante esta transformação.

Adicionando uma perspectiva neste contexto, um estudo da Deloitte (2017) apontou que nossas carreiras irão durar cerca de 60 anos, mas a vida útil de uma competência aprendida é de apenas 5 anos. Se antes as pessoas aprendiam uma competência para as suas carreiras, hoje, a carreira em si mesma é uma jornada de aprendizado.

E então, você deve estar se perguntando: como me preparar para o ambiente corporativo digital?:

As transformações aceleradas e contínuas no mundo dos negócios estão mudando a relação entre aprendizado e trabalho, tornando-os mais integrados e conectados do que nunca. E nesse sentido, o que chamamos de lifelong learning é uma das competências mais essenciais.

O lifelong learning (que podemos traduzir livremente para o português como “eternamente aprendendo”) tem suas bases em teorias educacionais construtivistas e propõe uma maneira de aprendizagem contínua, voluntária e protagonista. Ou seja, o conhecimento é construído pelo próprio individuo (ou grupo) de forma a empoderá-lo de seu próprio desenvolvimento.

Para que este modo de aprendizagem tenha sucesso precisamos estar abertos a desaprender conceitos e formas de agir para aprender de novo, e adotar uma postura responsável consigo mesmo é crítico para o sucesso lifelong learning. Você é o responsável pelo seu projeto, por sua carreira, por suas experiências profissionais e pela sua agenda de desenvolvimento.

Agora que você já sabe o que é o lifelong learning, comece a se planejar para o futuro. Aqui vão algumas dicas:

  1. Reflita sobre suas fortalezas e as novas competências críticas para sua carreira;
  2. Aprenda! A informação nunca esteve tão democratizada. Então, busque opções de desenvolvimento para além de cursos formais de sala de aula, como o Google Digital Garage, LinkedIn Learning, Coursera, FutureLearn.
  3. Mantenha-se informado sobre as tendências da sua indústria e do mundo! Siga influenciadores, blogs e construa uma rede com pessoas que têm os mesmos interesses que você.

Temos sorte de o mundo digital nos proporcionar novas oportunidades para nos reinventar, continuar aprendendo e ser competitivos. Os benefícios são inúmeros em se preparar para o mundo digital. E, para aproveitar essas oportunidades, tudo o que precisamos é de um plano de lifelong learning.

Lembre-se sempre: manter as competências atualizadas traz novas possibilidades. O futuro é dos Lifelong Learners.

Isabela Pinheiro

Isabela Pinheiro é especialista de Talent Management na Bayer. Psicóloga de formação, se considera um “work in progress”, já que está em constante transformação. Se engaja em apoiar as pessoas em seus próprios desenvolvimentos e em encontrarem sentido no trabalho.