Home > Plural > 3 dicas que marcaram a minha carreira
Plural

3 dicas que marcaram a minha carreira

Fui convidada a escrever sobre minhas experiências relacionadas a ser mulher em ambientes masculinizados, uma vez que sou engenheira química de formação e desenvolvi minha carreira em ambientes industriais de manufatura.

23.01.2020 - Por Diversidade

Fui convidada a escrever sobre minhas experiências relacionadas a ser mulher em ambientes masculinizados, uma vez que sou engenheira química de formação e desenvolvi minha carreira em ambientes industriais de manufatura. Mas resolvi não fazer isso, se vocês me permitirem. Queria dar um enfoque mais no futuro do que no passado. Quero contar para vocês o que eu tenho percebido e vivido do papel transformador que a mulher tem na construção de uma sociedade mais igualitária, mais diversa e com um olhar sensível e duro ao mesmo tempo. Vou tentar resumir em 3 dicas.

3 dicas que marcaram a minha carreira

A mulher tem a capacidade de ser multi-propósito e levante a mão quem duvide disso. Eu tenho várias jornadas dentro do meu dia e lido com todas elas, sempre com um olho em cada canto. Acordo cedo, levo as crianças na escola, vou trabalhar, saio do trabalho, passo no sacolão e compro o que fazer de jantar, vou para a academia, busco algum filho em algum lugar, faço janta, fico com a família (confesso que durmo no sofá algumas vezes) e tudo recomeça no dia seguinte. E nesse meio tempo, encaixo um livro, um filme e até mais um curso online.

Claro que tenho ajuda e aqui segue meu primeiro e mais valioso conselho para quem lê: cerque-se de pessoas que te fazem bem, que te impulsionam e te ajudam. Se não você não vai dar conta. Tenho um marido especial, decidimos tudo juntos e para o bem de todos. Egoísmo não faz parte de uma carreira de sucesso. Tenho um esquema na minha casa para aquelas coisas que não consigo fazer e não me importo de comer salsicha algum dia da semana. Apesar de, modéstia à parte (rs), cozinhar bem.

3 dicas que marcaram a minha carreira

Outra dica que posso compartilhar é: faça o que realmente gosta. Isso te enche de energia, te acalma a mente e te dá aquele frio na barriga todos os dias. E não estou só falando de trabalho, não. Tem corrida, curso de culinária a até crochê... tudo isso nos faz mais felizes.

Por fim, não tenha medo. A mulher é corajosa e audaciosa inerentemente. Use seu sexto sentido mais e mais. Lembre-se que todos com quem você convive são mulheres ou com elas convivem e você tem o dever de contaminar positivamente o ambiente a sua volta com energia, coragem e provocação. Todos os dias olho minha mãe e minhas filhas e vejo a mudança viva. Seja você também essa transformação.

Silvia Maria Malaman

Silvia Maria Malaman Formada em Engenheira Química pela POLI-USP, mestre em Administração, MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais e diversos cursos complementares na área de agronegócio, finanças e gestão internacional.
Tenho minha carreira desenvolvida em atividades relacionadas à manufatura, vivenciando a cadeia de supply chain e HSE em posições de engenharia e de liderança operacional e estratégica.
Atualmente moro em São José dos Campos com meu marido e filhos trigêmeos de 16 anos. E a gata Nina... :)
Esse ano realizo um sonho de desfilar em uma escola de samba.

Publicado em Plural