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Como vender melhor suas ideias?

Início de ano e você com várias ideias para tirar do papel? Que tal aprender a vendê-las melhor? Veja algumas dicas para montar um discurso vendedor

09.01.2019 - Por Paulo Valim

Hoje, todo mundo precisa ser um pouco vendedor. Passamos a vida tentando fazer com que as outras pessoas “comprem” algo que temos para oferecer. Isso pode significar convencer sua namorada a almoçar num restaurante novo, seus amigos a fazerem uma viagem, ou até um investidor a apostar na sua ideia de negócio. Humanos são negociadores por natureza.

Mas sei que em algumas áreas a tarefa é mais complicada. Principalmente quando envolve apostar em algo que ainda é intangível, como uma empresa ou ideia que ainda não existe de fato. Se for algo inovador então, nunca antes testado, você vai precisar ser ainda mais convincente. Afinal, existem gênios incompreendidos e ideias revolucionárias aos montes por aí. O que vai garantir que a sua merece mais atenção do que qualquer outra?

O seu discurso de vendedor.

Opa, é claro que o fato da ideia ser realmente boa sempre ajuda. Mas, mesmo assim, se você não souber expressá-la bem e se fazer ouvir, de nada vai adiantar que ela seja genial. Por isso reuni a seguir algumas dicas básicas que podem ajudar. Não são dicas para vender gelo a esquimó, mas sugestões para quem realmente acredita na própria ideia e quer transmitir isso a outras pessoas da melhor forma possível.

  • Desenvolva seu discurso de elevador
    O “elevator pitch” é um recurso básico de qualquer empreendedor. É aquele resumo da sua ideia que você poderia contar ao Roberto Justos caso ele entrasse com você no térreo. E já deveria ter sua ideia compreendida antes de chegar ao 6º andar. Para construir um bom resumo, comece anotando as suas explicações na tela ou no papel e vá editando até que seja possível contar a ideia principal em menos de 3 minutos. Se conseguir formular uma versão de apenas uma frase, melhor ainda. Um truque que muita gente usa, quando possível, é comparar o que você pretende criar com algo que já existe: “minha empresa será como um Uber de manicures online” ou “Vou fazer o primeiro Airbnb de ônibus do Brasil”, por exemplo.

  • Seja confiante
    Essa é fundamental: para convencer os outros, você precisa antes convencer a si mesmo. É bem provável que você já seja o maior fã da sua ideia, mas garanta que vai conseguir demonstrar isso. Seja claro e objetivo, mas capriche no entusiasmo na sua fala.

  • Mostre que você tem aliados
    Apesar de negarmos, a verdade é que somos todos meio maria-vai-com-as-outras. Tendemos a confiar no que sabemos que já tem o aval de outras pessoas. Por isso boas referências valem ouro. Então pratique a arte da conquista e não seja discreto: ao contar para um potencial sócio ou investidor sobre sua nova startup, liste as pessoas que ele conhece que já apoiaram a ideia.

  • Prepare uma boa apresentação
    Não tem truque nem macete aqui: para vender bem o seu projeto, você vai precisar colocar todos os detalhes dele numa apresentação de forma clara. Comece com o discurso de elevador, mostrando o conceito principal da ideia, mas destrinche todos os detalhes necessários nas páginas ou slides seguintes. Assim, você estará preparado quando precisar. Os seus interlocutores podem ter uma visão clara do que estão comprando – e perceber que você já pensou com cuidado em todos os detalhes.

  • Pratique muito
    Essa regra é de outro. Treine seu discurso na frente do espelho, com amigos, com desconhecidos. Mesmo que eles não sejam exatamente o seu público-alvo. Peça feedbacks sinceros e se prepare para ouvi-los de verdade. Assim você aperfeiçoa o seu discurso e se prepara para quando chegarem as chances reais de uma apresentação.

Se mesmo seguindo essas dicas a sua ideia não emplacar rápido, não desanime. A maior parte dos inovadores precisa persistir muito até que suas criações sejam aceitas ou adotadas. Por isso a resiliência é uma das qualidades mais importantes para quem deseja empreender.

Paulo Valim
Paulo Valim

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Paulo Valim é professor, químico e fundador do canal Ciência em Ação, que hoje conta com mais de 600 mil inscritos no Youtube. Apaixonado por educação e inovação, tem como missão democratizar o ensino de ciências no Brasil. A opinião expressa nos artigos é de responsabilidade dos colunistas convidados e não correspondem à opinião da Bayer como empresa.