Home > Agro Agora > Adubação Sustentável para uma colheita de sucesso
Agro Agora

Adubação Sustentável para uma colheita de sucesso

Você já ouviu falar sobre adubação organomineral?

29.10.2019 - Por Mundo Agro

Quando falamos sobre adubação organomineral, falamos também sobre sustentabilidade. Essa tecnologia acompanha bem de perto o momento que estamos vivendo, de preocupações com as questões de preservação ambiental e diminuição de importação de matéria-prima.

Na questão ambiental, a adubação organomineral utiliza como matéria-prima resíduos agroindustriais que seriam passivos ambientais e, através do processo de compostagem, são transformados em adubo de alta eficiência agronômica.

Essa é a combinação perfeita para a fertilização de nossos solos, que na sua maioria são pobres em nutrientes e em matéria orgânica, contribuindo assim para a construção da caixa de fertilidade.

Adubação Sustentável para uma colheita de sucesso

E quando falamos em aumento de produtividade podemos observar também uma movimentação paralela em relação ao uso de fertilizante organomineral. É possível verificar uma média entre 15 a 20%, levando em consideração a comparação com talhões que receberam adubação mineral. É uma técnica que proporciona resultados e ainda protege o meio ambiente.

Por se tratar de um fertilizante de classe especial, seu custo-benefício é excelente. Além de fornecer todos os macro e micronutrientes exigidos pela planta, ainda oferece também um ingrediente principal: a matéria orgânica. Ela é imprescindível para reestruturação física e biológica do solo, além de construir uma nova caixa de fertilidade ao longo dos anos de sua utilização.

E o que isso significa? Significa que dessa forma os nutrientes que antes ficavam adsorvidos, eram lixiviados ou volatizados, passam a ser disponibilizados, o que aumenta a capacidade do solo de retenção de água, minimizando a compactação e equilibrando macro e microporos. Ou seja, uma alternativa sustentável ambientalmente e viável economicamente, pois, sabemos que os fertilizantes minerais possuem fontes esgotáveis. Ao utilizarmos o fertilizante organomineral não estamos adubando somente plantas, estamos reconstruindo solos e o futuro da nossa agricultura.

Adubação Sustentável para uma colheita de sucesso

Cesar Augusto Farias

Cesar Augusto Farias - Formado em Agronomia pela Universidade do Oeste Paulista, Cesar atualmente é Sócio Proprietário na Fertigan Fertilizantes, onde ocupa o cargo de Diretor Industrial, também é sócio-proprietário na SUCROTECH CURSOS - Especializada no Setor Sucroenergético que já formou mais de 800 alunos nas áreas agrícola e industrial. Fundou em 2017 com sua irmã, o perfil Jovens do Agro, que visa difundir conhecimento e fomentar a atuação de Lideranças Jovens que atuam no Agronegócio brasileiro.